A primeira linha chinesa de alta velocidade, de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin, começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos.
China já tem um comboio de alta velocidade que dispensa condutor
A China inaugurou esta quarta-feira o primeiro comboio de alta velocidade do mundo controlado remotamente, sem maquinistas, entre Pequim e o local onde vão realizar-se os Jogos Olímpicos de Inverno de 2022, noticiou a imprensa oficial.
Getty Images
Os comboios, que percorrem os 174 quilómetros da ligação ferroviária entre Pequim e Zhangjiakou, na província de Hebei, são conduzidos a partir de um centro de controlo remoto. Arranque, paragens e ajustamentos aos diferentes limites de velocidade entre estações são automáticos nestas composições, que se deslocam a uma velocidade máxima de 350 quilómetros por hora.
As carruagens são equipadas com acesso a rede de telecomunicações de quinta geração (5G), iluminação inteligente e 2.718 sensores para recolha de dados em tempo real e deteção de anomalias operacionais. Nas estações, robôs e tecnologia de reconhecimento facial ajudam os passageiros com direções, transporte de malas e a embarcar.
Em 2019, a malha ferroviária de alta velocidade da China ultrapassou os 25 mil quilómetros, ou mais do que todos os outros países do mundo combinados.
A primeira linha chinesa de alta velocidade, de 117 quilómetros entre Pequim e Tianjin, começou a funcionar em 2008, quando a capital chinesa organizou os Jogos Olímpicos, 28 anos depois do nascimento do TGV francês.
Quando, em 1964, o Japão lançou o seu "comboio-bala", a China era um país pobre e isolado, mergulhado em constantes "campanhas políticas" e empenhada em "aprofundar a luta de classes".
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