Chefe da diplomacia de Trump pode ser vetado no senado

Lusa 13 de janeiro de 2017
As mais lidas

Vários senadores norte-americanos mostraram-se hoje decepcionados com a actuação do designado secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, na audiência de confirmação para o cargo

Vários senadores norte-americanos mostraram-se hoje decepcionados com a actuação do designado secretário de Estado dos Estados Unidos, Rex Tillerson, na audiência de confirmação para o cargo, perigando a sua entrada para o Governo de Donald Trump.

Kevin Lamarque/Reuters
O senador democrata Jeff Merkley anunciou hoje que vai votar contra Tillerson, enquanto alguns dos seus companheiros mais influentes, como o democrata Chuck Schumer e os republicanos John McCain e Marco Rubio, expressaram dúvidas sobre a capacidade do antigo líder da petrolífera ExxonMobil para dirigir a diplomacia dos Estados Unidos.

"A sua actuação quarta-feira foi decepcionante", disse Jeff Merkley, referindo-se às nove horas de audiência de Rex Tillerson no Comité das Relações Externas do Senado.

As principais preocupações dos senadores são a longa relação pessoal de Rex Tillerson com o Presidente russo, Vladimir Putin, e os possíveis conflitos de interesse derivados daquela amizade e o seu anterior cargo como presidente de uma petrolífera com negócios em todo o mundo.

Se os 10 democratas que integram o Comité das Relações Externas do Senado votarem contra Rex Tillerson e a eles se juntar Marco Rubio a designação poderá ser transferida para o plenário da Câmara com a mensagem de "sem recomendação".

Isso poderá provocar uma complicada batalha de confirmação no plenário do Senado e representaria uma humilhação para um dos candidatos com mais alto perfil nomeados por Donald Trump.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos Relacionados
Opinião Ver mais