Notícia

Música

Red Bull põe titãs musicais a batalhar pela cultura urbana

Depois de conquistar as cidades de Londres e Joanesburgo, o Red Bull Music Culture tomou Lisboa em 2016. Este ano, a segunda edição decorre no Coliseu dos Recreios e mantém a mesma fórmula: trinta artistas, divididos em quatro equipas e quatro palcos
Foto: Sábado

Imagine a cena final do filme 8 Mile (2002): Jimmy, o aspirante a rapper interpretado por Eminem, entra com Papa Doc (Anthony Mackie) numa battle (uma batalha de rappers). Agora imagine essa ideia no Coliseu de Lisboa num evento único chamado Red Bull Music Culture Clash, onde quatro crews (colectivos de músicos) lideradas por Richie Campbell, Joaquim Albergaria, Capicua e Rui Pregal da Cunha lutam entre si para apenas uma se sagrar vencedora.

As crews vão integrar nomes conhecidos da música portuguesa, numa mescla de géneros musicais onde estilos distintos batalham por um título - dado pelo público - numa competição de música que também toca a arte urbana e as tendências com origem nos sound clash jamaicanos e presente em cidades como Londres, Atlanta e Joanesburgo. O evento chegou pela primeira vez a Portugal em 2016 e consagrou os Club Atlas, liderada por Branko, como os grandes vencedores.

Carlão e Alex D'Alva representam a personagem do filme 8 Mile, Future (Mekhi Phifer), no evento, ou seja, são os hosts que vão ajudar a transformar o Coliseu num ringue de boxe simbólico, com quatro crews, "quatro palcos e quatro sistemas de som prontos para rebentar com tudo", garante Carlão.

Mais do que uma competição, o evento é também a tradução da diversidade artística e cultural de Lisboa, e por isso integra mais de 30 artistas de rock, electrónica e rap mas também da música popular e da pop.

O público é "quem manda" e pode votar na sua crew preferida: a Capicua e Guerrilha Cor-de-Rosa (Capicua, DJ D-One, M7, Ana Bacalhau, Eva RapDiva, Marta Ren e Blaya), PAUS e PEDRAS (Paus, DJ Glue, Mike El Nite, Holly Hood e Silk), Richie Campbell apresenta Bridgetown (Richie Campbell, Mishlawi, General Gogo, Luís Franco Bastos, Ben Miranda, Dengaz, Plutonio, DJ Dadda, Dodas Spencer e Afonso Ferreira) e Rui Pregal da Cunha apresenta Ultramar (Rui Pregal da Cunha, Capitão Fausto, Memória de Peixe e Throes + The Shine).

pub
Red Bull Music Culture Clash
Coliseu dos Recreios, Lisboa
6.ª, 2/3 || 20h30
€20 a €35


pub
pub