Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
36 horas em Bogotá
Oito restaurantes para experimentar este fim de semana
De Tesla pela Beira Interior
A Ilha do Ibo já ali no Cais do Sodré
O Presidente da República enviou condolências à família do escritor e encenador checo, residente há vários anos em Portugal.
O Presidente da República apresentou hoje condolências à família de Jorge Listopad, com quem cultivou "uma verdadeira amizade", lembrando a sua voz "irónica mas generosa, cosmopolita mas curiosa, criticamente fascinada com o modo de ser português".
"Apresentando as minhas sentidas condolências à família, lembro com saudade Jorge Listopad, com quem tive a oportunidade de trabalhar em diversas actividades culturais e com o qual cultivei uma verdadeira amizade", lê-se na mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, publicada na página da Internet da Presidência.
O escritor, professor e encenador checo Jorge Listopad, radicado há várias décadas em Portugal, morreu no domingo aos 95 anos, em Lisboa.
"Escritor, encenador e professor checo, sobreviveu à perseguição que, durante a Segunda Guerra, vitimou a sua família, tendo sido distinguido mais tarde por actos de resistência. Viveu em Paris e na década de 1950 instalou-se em Portugal", recorda o Presidente da República.
Marcelo Rebelo de Sousa lembra ainda que o "poeta, ensaísta, ficcionista, cronista, ficou conhecido por algumas colunas de imprensa, nomeadamente pelo 'Coelhinho' do Jornal de Letras, onde a sua voz se adequava à sua personalidade".
"Irónica mas generosa, cosmopolita mas curiosa, criticamente fascinada com o modo de ser português, e com uma capacidade de observação que devia muito ao humor centro-europeu que tanto cultivou, e que o faziam além do mais um conviva do qual era fácil gostar", descreve.
O Presidente recorda que Listopad "esteve directamente ligado à intensa experiência do teatro televisivo, na RTP, foi professor de várias áreas, incluindo de teatro na Escola Superior de Teatro e Cinema, que ajudou a fundar, criou o Grupo de Teatro da Universidade Técnica de Lisboa, e foi director da Sala Experimental do Teatro Nacional D. Maria II".
"Encenou dezenas de peças de teatro e de óperas, trabalhos pelos quais recebeu dois Prémios de Imprensa e quatro Prémios da Associação Portuguesa de Críticos de Teatro", acrescenta o chefe de Estado.
O funeral do escritor, professor e encenador checo Jorge Listopad realiza-se na quinta-feira, em Lisboa.
De acordo com informações divulgadas na página oficial do autor no Facebook, o velório acontecerá a partir das 18h de quarta-feira na capela do Mosteiro dos Jerónimos, em Lisboa. O funeral, na quinta-feira, parte, às 14h45, para o cemitério dos Prazeres.