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Este não é um pastel qualquer
Exposição transversal de surrealismo, dadaísmo, pós-expressionismo abstracto, de Duchamp a Doris Salcedo, no Museu Colecção Berardo, em Belém
Trata-se de uma exposição transversal (surrealismo, dadaísmo, pós-expressionismo abstracto, de Duchamp a Doris Salcedo), em datações, geografia (brasileiros, portugueses, japoneses) e sobretudo transversal em relação à interpretação do readymade, a invenção de Duchamp, aqui central e comemorada (Fountain, o célebre urinol invertido ou "rectificado" data de 1917). Para Thierry De Duve, em textos "canónicos", Duchamp (relido por Kant ou vice-versa) inventou a "arte em geral": a arte é um nome próprio; pode fazer-se não importa o quê.
Mas De Duve e esta exposição mostram-nos que se a deve fazer com sentido. No urinol invertido como fonte, de facto, a urina expelida pode sair imaginariamente "purificada" (ver as leituras alquímicas de Jean Clair, famoso duchampiano).
Aqui, os objectos são devolvidos ao espaço doméstico, ao uso: as portas de Salcedo são portas, o urinol volta ao W/C, Murakami, Koons ou Robert Gober formam um espaço de recreio. É redutor, mas o readymade permite estas liberdades.
Nota: 3 estrelas e meia
Museu Col. Berardo
CCB - Pç. Império, Lisboa
Até 3/6 • 10h-19h (Não fecha) • €5