Exercício físico
É difícil quando está frio e a chover, mas tente manter-se activo durante o Inverno, nem que seja por apenas 15 minutos diários. Há estudos que concluem que bastam poucos minutos de caminhada a meio do dia para aumentar a libertação de neurotransmissores, como a dopamina e a noradrenalina, que ajudam a activar o cérebro e a regular os ciclos circadianos.
Junte família e amigos
Os países do norte da Europa, como a Dinamarca e a Noruega, sobrevivem ao Inverno, que nessas latitudes conta com poucas horas de sol, juntando amigos e família em casa. O chamado hygge significa abrandar o ritmo e tornar a sua casa num local acolhedor para receber e passar tempo com amigos e familiares com jogos e almoços prolongados.
Alimente o cérebro
Prefira os hidratos de carbono complexos, como brócolos, curgetes e lentilhas para os dias de frio, em vez dos refinados, presentes nas pizzas e no pão de alho. Estes provocam picos de açúcar no sangue que começam por dar-nos energia, mas acabam por tornar-nos mais lentos. Os primeiros demoram mais tempo a ser digeridos e não alteram o nosso estado de espírito. Experimente assá-los no forno: o cheirinho de um assado pode dar muito conforto num dia de Inverno.
Medite
Alguns psicólogos defendem a meditação para combater a depressão do Inverno. Descontrair o corpo e libertar os pensamentos que lhe passam pela cabeça num local tranquilo e confortável pode estimular a libertação da melatonina, que regula o metabolismo. Pode também levar ao aumento da actividade na parte esquerda do córtex pré-frontal, associada à felicidade.
Sonhe com as férias de Verão
Planear as suas férias pode ser uma forma de melhorar o seu estado de espírito e concentrar-se no que vai fazer quando o tempo melhorar. Há mesmo estudos que indicam que as pessoas que gostam de viajar apreciam mais o momento de planificação do que a viagem em si.
À falta de sol, tome suplementos
A redução de exposição ao sol provoca uma redução de vitamina D, sintetizada através dos raios solares. Esta vitamina é fulcral na sensação de bem-estar e ajuda a manter o sistema imunológico activo. Os suplementos podem ajudar, mas aumentar o consumo de alimentos ricos em ómega-3 como salmão e bacalhau.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.