Rotinas quotidianas que consideramos correctas mas não o são, hábitos alimentares adoptados a favor da silhueta e não do estômago e rituais de higiene que danificam a pele, favorecendo o envelhecimento da pele. Ao El País, a dermatóloga Paloma Cornejo desmistificou os cuidados errados que temos sobre o nosso corpo.
Embora seja considerada a nova tendência ecológica na higiene pessoal, a esponja de fibras vegetais "pode demonstrar-se excessivamente agressiva para o manto hidrolipídico – o escudo protector da epiderme, formado por células mortas e lípidos das glândulas sebáceas -, uma vez que estas fibras vão arrastar tudo o que encontram pelo caminho".
A dermatóloga indica que o seu uso diário pode deixar a pele desprotegida face a agressões externas, recomendando a utilização apenas de 15 em 15 dias.
Não há nada mais prazeroso que um duche quente mas há cuidados a ter: "A água acima da temperatura corporal é uma das principais causas de desidratação da pele", reconhece a dermatóloga. Por isso, a água acima dos 37ºC poderá favorecer a flacidez cutânea.
Nisto, todos os profissionais da pele estão de acordo: o melhor tratamento contra o envelhecimento da pele é um protector solar. E não o devemos limitar às épocas de calor: "O seu uso deve ser diário, sobretudo no rosto".
"São o melhor cosmético para combater as olheiras causadas por movimentos e gestos repetitivos", afirma Cornejo.
"As células do corpo regeneram-se durante o sono, pelo que quando não se dorme o suficiente, a renovação celular – que inclui as células da pele – é diminuta e pode provocar olheiras, manchas na pele e olhos avermelhados."
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Conheça rotinas e rituais de higiene e alimentação que tomamos por correctos mas que, na verdade, danificam a pele. Ao El País, a dermatóloga Paloma Cornejo desmistificou os cuidados errados que temos sobre o nosso corpo.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.