1. Crie a sua própria sopa de Natal
A Associação Portuguesa de Nutricionistas aconselha começar a refeição natalícia com uma sopa e sugere sopa de tomate, ervilhas e pinhões que inclui ainda chuchu, cenoura e couve branca.
2. Menos bacalhau
Reduza a quantidade de proteína animal – o bacalhau, polvo, peru ou cabrito – e de hidratos de carbono – batata e arroz – e compense com hortícolas como a couve e leguminosas, como o grão-de-bico. Não abuse no azeite. "Apesar das suas vantagens nutricionais, não deixa de ser uma gordura e, por isso, favorece o aumento das calorias ingeridas", explica a nutricionista Célia Craveiro.3. Doces em pequenas porções
Pode fazer alguns doces com menos calorias. Por exemplo um arroz doce com leite magro (7,5 dl), três gemas e apenas 125 gramas de açúcar em pó para 250 gramas de arroz. O preparado, que serve 10 pessoas, contém apenas 182 calorias por dose. "As sobremesas devem ser servidas em pequenas porções, preferencialmente uma única vez", disse a nutricionista Célia Craveiro.
4. Evite os fritos
Rabanadas, filhós, azevias e sonhos acompanhadas, muitas vezes, com caldas de açúcar são as sobremesas mais calóricas. Uma rabanada de 100 gramas tem cerca de 294 calorias. Prefira o arroz doce e faça em casa, para poder controlar as doses de açúcar.
5. Mexa-se!
Compense a ingestão das calorias em excesso fugindo do sofá. "É imprescindível brincar com os mais novos, realizar caminhadas, andar de bicicleta ou ocupar-se com pequenas lides domésticas", aconselha a nutricionista Célia Craveiro.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.