Turismo cumpre expectativas do Governo com 27 milhões de hóspedes em 2019

Jornal de Negócios 14 de fevereiro de 2020

Foram, sobretudo, os residentes em Portugal a impulsionar o turismo nacional, que bateu um novo recorde no ano passado.

Está confirmado o novo recorde no setor do turismo. Os estabelecimentos hoteleiros nacionais receberam perto de 27 milhões de hóspedes no conjunto do ano passado, que responderam por quase 70 milhões de dormidas, números que ficam em linha com as expectativas do Governo para o ano passado. Os dados foram divulgados, esta sexta-feira, 14 de fevereiro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), que dá conta de que foram, sobretudo, os residentes em Portugal a impulsionar o turismo em 2019.

Ao todo, foram 26.985.500 os hóspedes que passaram pelos estabelecimentos de alojamento turístico durante o ano passado, o que corresponde a um aumento de 7,3% em relação a 2018. Estes hóspedes foram responsáveis por 69.853.000 dormidas, número que representa uma subida de 4,1%. Estas taxas de crescimento ficam acima do que tinha sido antecipado e representam uma aceleração face ao crescimento registado em 2018.

Esta evolução fica a dever-se ao mercado interno. No ano passado, os estabelecimentos turísticos receberam 10,6 milhões de hóspedes residentes em Portugal, responsáveis por mais de 21 milhões de dormidas, números que correspondem a subidas de 7,5% e 6,2%, respetivamente.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Investigação
Opinião Ver mais