O secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, Pedro Nuno Santos, assumiu que o Governo deseja que "os principais dossiês" do Orçamento do Estado para 2018 (OE2018) estejam "bem avançados" até final de Junho. À margem de um debate em Bruxelas sobre a solução governativa em Portugal, que une PS, PCP, Os Verdes e BE, também não escondeu a crença que a geringonça vai até ao final da legislatura.
MIGUEL A. LOPES/LUSA
Depois de a coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, ter defendido na terça-feira que "as traves-mestras" do OE2018 devem ser fechadas "bem antes" das eleições autárquicas de 1 de Outubro, o secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares confirmou que esse é um "objectivo partilhado, um objectivo comum". "Desde o início deste ano que há essa indicação, aliás por parte do primeiro-ministro, que queria que os principais dossiês estivessem avançados no final do primeiro semestre. Portanto, esse é um objectivo partilhado, um objectivo comum", sustentou.
"Sim, esse objectivo já é mais ou menos público, agora passa a ser público. Nós queremos que os principais dossiês estejam bem avançados no final do primeiro semestre deste ano. Esse era um objectivo que nós já tínhamos desde o início do ano e esperamos concretizá-lo", reforçou.
O secretário de Estado disse ainda que o objectivo de "antecipar um processo negocial" com os partidos de esquerda que apoiam o Governo visa apenas "facilitar o trabalho de todos". "Há muito trabalho ainda por fazer, matéria muito complexa, que exige muito trabalho. E portanto, quanto mais depressa melhor", disse.
Na sua intervenção no debate sobre se "a solução governativa de Portugal pode ser uma inspiração para a esquerda europeia", co-organizado pela Fundação Europeia para os Estudos Progressistas (FEPS) e Fundação Res Publica, Pedro Nuno Santos garantiu que a solução portuguesa "funciona" e está a funcionar" e "vai até ao fim" da legislatura. "Vamos até ao fim, isso é certo. Já ninguém duvida da capacidade dos partidos envolvidos para trabalhar em conjunto e garantir estabilidade politica em Portugal", afirmou.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.