O primeiro-ministro, António Costa, está convicto que Portugal vai sair do Procedimento por Défice Excessivo em dois meses, considerando o momento uma "viragem de página muito importante".
Durante, um jantar da Câmara do Comércio Luso-Colombiana, onde estava o antigo ministro do PSD Aguiar-Branco, Costa deu seguimento às declarações do comissário europeu dos Assuntos Económicos, o francês Pierre Moscovici. "Espero que essa saída seja possível e seja rápida, é isso que vamos examinar nos dias e semanas que se seguem", declarou à Lusa.
"Tudo indica que antes do verão sairemos do Procedimento por Défice Excessivo", anunciou o líder do Executivo, reforçando: "É uma viragem de página muito importante para a nossa imagem internacional, para a nossa estabilidade macroeconómica e para podermos prosseguir o esforço que as empresas e famílias têm feito para termos finanças públicas mais consolidadas, mais crescimento económico e mais emprego".
Em relação à Colômbia, o primeiro-ministro referiu que ainda há poucos anos os portugueses apenas conheciam este país da América do Sul pelos livros de Gabriel Garcia Marquez. "Cada vez conhecemos melhor a Colômbia do ponto de vista económico e político. Temos um enorme potencial para aumentar as nossas exportações para a Colômbia, país que, tal como Portugal, está num momento de viragem", defendeu António Costa.
Na sua intervenção, o primeiro-ministro revelou que o chefe de Estado colombiano, Juan Manuel Santos, vai visitar Portugal este ano e apresentou Portugal como um país "construtor de pontes". "Portugal é um construtor de pontes no plano da engenharia, mas é também um construtor de pontos na diplomacia, na economia e na cultura. A abertura de Portugal ao mundo é uma vantagem competitiva importante", rematou.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Governo anuncia que valorização salarial da função pública custa 715 milhões no próximo ano
OE2020: Governo esclarece que aumentos da Função Pública serão de 0,3% no próximo ano
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.