Estado vai pagar o salário de trabalhadores que queiram estudar

Estado vai pagar o salário de trabalhadores que queiram estudar
SÁBADO 30 de julho
Sábado
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 21 a 27 de outubro
As mais lidas

Governo está a estudar com parceiros sociais a criação de uma licença para trabalhadores interessados em melhorar competências. Medida será financiada por fundos europeus e terá custo zero para as empresas

Uma espécie de licença sabática que é paga pelo Estado através de fundos europeus. O Governo está a estudar com parceiros sociais a introdução de uma licença que permita a melhoria de qualificações profissionais, sem custo para empresas.

António Costa na assinatura do acordo sobre 'Formação Profissional e Qualificação'
António Costa na assinatura do acordo sobre "Formação Profissional e Qualificação" Lusa
Segundo o Expresso, a medida faz parte de um pacote de apoios diretos que está a ser negociado além do orçamento de estado. O objetivo, segundo António Costa, é "aumentar o rendimento disponível das famílias" através do "reforço das políticas públicas" e até de mexidas fiscais que permitam o alívio dos orçamentos domésticos, sobretudo das camadas mais jovens.

O modelo ainda não está delineado, mas a ministra do Trabalho, Ana Mendes Godinho, confirmou ao semanário que as negociações estão em curso em sede de concertação social. "A lógica é promover um triân­gulo que passa pela valorização dos trabalhadores no mercado de trabalho, a promoção da conciliação da vida familiar e profissional e o reforço das políticas públicas que permitam o aumento dos rendimentos das famílias, sobretudo as mais jovens", diz.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Investigação
Opinião Ver mais