Edições do dia Manhã
Secções

Desemprego real atinge os 17,5%, o dobro dos dados oficiais

Susana Lúcio 02 de março de 2018

Investigadores somaram o número de indisponíveis, trabalhadores em part-time e os chamados ‘ocupados’ do IEFP e calcularam a real taxa de desemprego

A taxa de desemprego oficial está longe de revelar o real número de pessoas que não têm emprego em Portugal, segundo um estudo que será publicado em livro por investigadores do Instituto Universitário de Lisboa. A taxa é o dobro se juntarmos aos desempregados os subempregados, os inactivos indisponíveis para trabalhar e os ocupados dos centros de emprego, avança o Público.

O cálculo, feito pelos investigadores Frederico Cantante e Renato Miguel do Carmo, do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia, visa revelar o verdadeiro impacto da crise no trabalho em Portugal.

Aos desempregados, os investigadores juntaram os desencorajados (que desistiram de procurar emprego), os subempregados (que só conseguem encontrar part-time), os inactivos indisponíveis (que estão doentes ou têm um familiar a seu cargo) e os chamados ocupados pelos centros de emprego em acções de formação.

E a percentagem, a que chamaram taxa de desemprego redimensionada, era de 17,5% no final do ano passado, mais do dobro da taxa oficial, 8,5%.

Em 2013, no pico da crise económica, o desemprego real foi de 28,1%, muito superior aos registados 17,5%. A informação está detalhada no livro Desigualdades Sociais: Portugal e a Europa, que será lançado no dia 7 de Março.

"Durante a crise foi-se mascarando a situação real de desemprego até por via de uma alteração de critérios estatísticos que levou à exclusão das estatísticas oficiais de várias realidades sociais ocultas", disse Renato Miguel do Carmo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para continuar a ler
Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Artigos Relacionados
Aqui vai ficar a recomendação
Investigação
Investigação

Todos os suspeitos da Operação Cartão Vermelho

TextoAntónio José Vilela
Investigação

No mundo secreto das estufas

TextoPaulo Barriga
Grande Investigação

Os novos donos do Alentejo

TextoPaulo Barriga
FotosJoão Miguel Rodrigues
As mais lidas