O treinador sueco Sven-Goran Eriksson, que orientou o Benfica durante cinco épocas, foi hoje anunciado no Shenzhen FC, clube que compete na segunda divisão chinesa de futebol, um mês após ter deixado o Shanghai SIPG.
Getty Images
Eriksson substitui o antigo internacional holandês Clarence Seedorf, que falhou a promoção à Superliga, a prova máxima do futebol chinês.
O Shenzhen FC, clube com sede na província de Guangdong, que confina com Macau e Hong Kong, anunciou a contratação do sueco através das redes sociais.
"A vasta experiência, filosofia de jogo avançada e profundo conhecimento do futebol na China de Eriksson podem levar a equipa a uma nova era de sucesso", refere o comunicado.
O antigo técnico do Benfica chegou ao país asiático em 2013 para orientar o Guangzhou R&F.
Em 2015 rumou ao Shanghai SIPG, mas após ter terminado a última edição da Superliga chinesa em terceiro lugar, o clube anunciou a rescisão e contratou o português André Villas-Boas.
O antigo treinador do FC Porto foi apresentando no mês passado, num contrato de cerca de 12 milhões de euros por ano, tornando-se um dos treinadores mais bem pagos do planeta.
No seu novo clube, Villas-Boas reencontrou o antigo avançado do FC Porto Hulk, contratado no verão passado ao clube russo Zenit, por 55 milhões de euros.
Na China competem ainda outros dois portugueses: o treinador Jaime Pacheco, treinador do Tianjin Teda, que disputa a Superliga, e o internacional Rúben Micael, jogador do Shijiazhuang Everbright, recentemente despromovido para a segunda divisão.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.