O Benfica somou o 11º troféu dos últimos 15 do calendário futebolístico português, com Rui Vitória, o sucessor de Jorge Jesus, a ser responsável por cinco, dos oito que disputou.
MIGUEL A. LOPES/LUSA
Depois do triunfo do FC Porto na edição 2012/13 da Supertaça, que abriu a época seguinte, o clube da Luz passou a somar 11 títulos após a vitória de hoje sobre o Vitória de Guimarães por 2-1, na final da Taça de Portugal.
Em 2013/14 e 14/15, nas duas últimas épocas de Jesus, que morou seis anos na Luz, o Benfica venceu dois campeonatos, uma Taça de Portugal, duas edições da Taça da Liga e uma Supertaça Cândido de Oliveira.
Com Rui Vitória, nas duas últimas temporadas, a formação "encarnada" venceu mais duas edições da I Liga, chegando ao tetra, uma Taça de Portugal, uma Taça da Liga e uma Supertaça.
Nas quatro temporadas, e depois do derradeiro sucesso portista, o Benfica só viu "fugir", duas edições da Taça de Portugal, uma da Taça da Liga e uma da Supertaça, na única final perdida, com o Sporting (1-0, no Algarve).
O Benfica, que alcançou hoje os 80 troféus, mais a Taça Latina, iniciou este ciclo vitorioso a 20 de Abril de 2014, com a vitória, a duas jornadas do fim, na I Liga 2013/14, com um 2-0 ao Olhanense, selado com um "bis" de Lima.
O triunfo seguinte chegou a 07 de maio de 2014, em Leiria, onde o Benfica venceu o Rio Ave por 2-0, com tentos de Rodrigo e Luisão, somando a quinta Taça da Liga.
Apenas 11 dias depois, os "encarnados" fecharam a época da melhor forma, ao vencerem novamente o Rio Ave, agora por 1-0, na final da Taça de Portugal. O argentino Nicólas Gaitán selou, aos 20 minutos, um suado triunfo.
A época 2014/15 começou com mais um troféu para os "encarnados", novamente arrebatado face ao Rio Ave. Em Aveiro, o 'nulo' manteve-se durante 120 minutos, com Artur a virar "herói" nos penáltis, com três defesas (3-2) que asseguraram a conquista de uma quinta Supertaça.
A 17 de maio de 2015, com o "patrocínio" do FC Porto, que empatou 1-1 no Restelo, o Benfica empatou 0-0 em Guimarães e assegurou o 34.º título nacional, a uma jornada do final da I Liga 2014/15.
Doze dias volvidos, em Coimbra, o Benfica venceu o Marítimo por 2-1 e voltou a festejar, com tentos de Jonas e Ola John, este a 10 minutos do final.
A época 2015/16 não começou bem para os "encarnados", de Rui Vitória, mas encerrou da melhor forma, nomeadamente com o triunfo no campeonato, o tri, o 35, selado na última jornada, com um 4-1 ao Nacional.
A "cereja" chegou na final da Taça da Liga, com uma goleada por 6-2 ao Marítimo, em Coimbra, num jogo marcado por uma despedida emocionada de Gaitán e tem pelo adeus de Renato Sanches, já contratado pelo Bayern Munique.
A presente temporada arrancou com mais uma vitória, a com a conquista da Supertaça, em Aveiro, com um triunfo por 3-0 sobre o Sporting de Braga, selado com tentos de Cervi, Jonas e Pizzi.
A 13 de maio, a uma jornada do fim da I Liga 2016/17, o Benfica selar o primeiro tetra da sua história, com uma goleada caseira face ao Vitória de Guimarães por 5-0, para, hoje, voltar a bater os minhotos e selar a Taça de Portugal.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.