China publica ensaio clínico de 1.ª vacina "segura" contra a Covid-19

China publica ensaio clínico de 1.ª vacina 'segura' contra a Covid-19
Mariana Branco 22 de maio de 2020

Resultados dão "uma visão promissora" mas responsável pelo estudo garante que é necessária cautela a analisar os dados.

A primeira vacina contra a Covid-19 a chegar à fase de ensaio clínico é segura, bem tolerada pelos pacientes e é capaz de gerar uma resposta imune contra o novo coronavírus. Os resultados foram publicados esta sexta-feira na revista médica The Lancet.

Levado a cabo pelo Instituto de Biotecnologia de Pequim, o ensaio clínico envolveu 108 voluntários adultos. Depois de 28 dias, os resultados são promissores. A investigação indica que a quantidade de anticorpos contra o novo coronavírus produzida pelos participantes aumentou significativamente ao 14.º dia e atingiu um pico ao 28.º dia. Já a resposta das células T atingiu o pico ao 14.º dia.

"Estes resultados pressupõem um marco importante. O ensaio demonstra que uma dose única da nova vacina para a Covid-19 que utiliza um vetor adenovírus 5 (Ad5-nCoV) produz anticorpos específicos para o vírus e células T em 14 dias, o que a converte numa potencial candidata para uma investigação mais profunda", explicou o investigador Wei Chen, um dos responsáveis pelo estudo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais