Depois do sucesso atingido no ano de lançamento, já está em campo a segunda edição da Powerful Brand – Marcas com Valor, uma iniciativa conjunta da sábado e da Marktest. Com o intuito último de destacar e dar a conhecer as marcas mais poderosas em Portugal, a Powerful Brand assume-se também como uma ferramenta de benchmark que mede o valor das marcas, a partir de KPI, nos territórios da sustentabilidade, da ética, da inovação e do seu propósito.
Uma Powerful Brand é uma marca que é entendida como acrescentando valor efetivo aos seus clientes, mas também à sociedade de uma forma geral. Uma ideia que tem subjacente valores como uma maior confiança e mais credibilidade além de ser também uma marca que passa uma imagem de inovação e sustentabilidade, premissas cada vez mais relevantes nos dias que correm. Não será por acaso que as Powerful Brand são conhecidas por criarem laços fortes com os seus consumidores, muito ligadas à parte emocional, do respeito e da admiração. E são estes mesmos laços que vão levar o cliente a acreditar, valorizar e recomendar a marca. Porque a escolha recai sempre nas marcas de que mais gostamos.
O que 2022 traz de novo
Lançada em 2021, esta iniciativa contou então com 79 marcas distinguidas em diferentes setores e foram ainda realizados seis webinars setoriais com a presença de agentes ativos na área do marketing e da comunicação.
Mas a edição deste ano traz consigo um conjunto de novidades apresentadas durante o evento de lançamento. Ao longo dos próximos três meses, vão ser analisadas mais de 300 marcas em 74 setores de atividade em Portugal, da saúde às telecomunicações, passando por retalho alimentar, energia, setor automóvel ou banca, entre tantos outros.
Uma outra mudança desta segunda edição tem a ver com a criação de um Conselho Estratégico – Powerful Brand que junta as 16 marcas vencedoras da edição 2021 em 16 grandes segmentos diferentes. Os profissionais que integram o Conselho Estratégico atuam na área de marketing das suas empresas e, ao longo dos próximos três meses, vão dar voz aos videocasts que serão lançados no site da sábado e da iniciativa. Todos juntos prometem novo sucesso desta iniciativa, trabalhando no sentido de identificar as marcas com valor e que são também as marcas dos portugueses.
Conselho Estratégico 2022
Uma das grandes novidades da segunda edição da iniciativa é a criação do Conselho Estratégico – Powerful Brand, que junta representantes das 16 marcas vencedoras da edição de 2021, nos 16 dos grandes segmentos analisados.
Membros do Conselho Estratégico
Ana Allen Lima, director strategic Marketing, CUF
António Fuzeta da Ponte, diretor de Marca e Comunicação, Worten
Beatriz Rubio, CEO, Remax
Catarina Barradas, direção de Marca, EDP
Constança Silva Macedo, diretora central de Comunicação, Marca e Responsabilidade Social, BPI
Filipa Appleton, head of Brand & Marketing, Galp
Francisco Viana, head of Communication and Brand, CGD
Gonçalo Granado, Communication director, Nestlé
Jorge Aguiar, diretor de Marketing e Comunicação, Mercedes
Leonor Dias, Brand director, Vodafone
Marco Nanita, diretor de Marketing, Delta
Miguel Almeida, diretor de Media e Digital Marketing, MC Sonae
Nuno Ferrari, head of Home Care, Skip
Sérgio Carvalho, responsável pela Direção de Marketing, Fidelidade
Sérgio Leal, diretor de Marketing & Comunicação, McDonald’s
Teresa Thobe, direção de Comunicação Corporativa e Marca, Médis