Especiais Especiais C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Abre a porta ao futuro

O Concurso Nacional de Acesso é a via para entrar nas universidades e politécnicos públicos em Portugal. Está aí ao virar da esquina

15 Junho 2022 12:15

Em breve, os portões do secundário terão ficado para trás. Vem aí um novo capítulo da tua vida: o ensino superior. A altura da escolha começa a aproximar-se e representa um grande desafio na vida do jovem. Que área escolher? Que curso? Que universidade? São muitas as perguntas, algumas de difícil resposta para quem tem de decidir.

Com este guia, a SÁBADO pretende ajudar a esclarecer algumas das dúvidas que ameaçam tirar-te o sono. Damos-te a conhecer uma boa parte da oferta formativa existente, analisamos as tendências de evolução da procura, recrutadores e empregadores dão-nos o seu testemunho, apontando novas tendências e competências para o mercado de trabalho.

O Concurso Nacional de Acesso é a via para entrar nas universidades e politécnicos públicos em Portugal. Desenvolve-se, por norma, em três fases. Na primeira fase, as vagas são distribuídas por um contingente geral e por contingentes especiais destinados aos candidatos das Regiões Autónomas da Madeira e Açores, emigrantes portugueses e familiares que com eles residam, portadores de deficiência física ou sensorial, militares que prestam serviço efetivo em regime de contrato e atletas de alta competição. O número de vagas a abrir em cada curso em cada instituição de ensino superior é divulgado anualmente com o Guia de Candidatura. As vagas fixadas são colocadas a concurso na 1.ª fase. As vagas sobrantes transitam para as fases seguintes.

A candidatura é feita online, no site da Direção-Geral do Ensino Superior. O primeiro passo para o ano letivo 2022/2023 já começou a ser dado com o envio das senhas para acesso ao sistema de candidaturas online através da plataforma da DGES. Se a senha de acesso ainda não apareceu como validada no teu email, deverás ver essa situação na tua escola.

Recomendamos-te que consultes amiúde o site da DGES, no qual é feita a candidatura online, e em que surge afixada toda a informação relevante sobre o processo. Também poderás recorrer ao Uniarea, comunidade de referência na área da educação liderada por Davis Gouveia, um jovem especialista na matéria que responde às questões dos candidatos.

Por outro lado, se vais concorrer a uma instituição de ensino privado ou à Universidade Católica, a candidatura é realizada junto de cada universidade. Terás, então, de procurar informação diretamente, pois as condições e os prazos variam de instituição para instituição.

Seja qual for a tua opção, boa sorte!



Concurso Nacional de Acesso 2022/2023


De 25 de julho a 8 de agosto
Apresentação da candidatura à 1.ª fase

12 de setembro(2)
Divulgação do resultado da 1.ª fase

12 a 23 de setembro(2)
Apresentação da candidatura à 2.ª fase

30 de setembro(2)
Divulgação do resultado da 2.ª fase

7 a 11 de outubro(2)
Apresentação da candidatura à 3.ª fase

16 de outubro(2)
Divulgação do resultado da 3.ª fase



(2) Estas datas carecem de confirmação





Propinas congeladas


As notícias são boas para a comunidade estudantil. Nas instituições do Estado, as propinas vão manter-se nos mesmos valores. O congelamento aplica-se em todos os ciclos de estudo. “No ano letivo de 2022/2023, nos ciclos de estudos conferentes de grau superior e nos cursos técnicos superiores profissionais das instituições de ensino superior público, o valor das propinas em cada ciclo de estudos não pode ser superior ao valor fixado no ano letivo de 2021/2022 no mesmo ciclo de estudos”, refere a iniciativa aprovada no Parlamento. Os deputados também votaram a extensão para 2022/2023 do valor mínimo de propina, nos ciclos de estudos conferentes de grau superior, de 495 euros.


Outros Conteúdos