C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Tenerife, um destino de férias para todo o ano

A maior ilha do arquipélago canário proporciona uma grande variedade de experiências a quem procura férias com praia, montanha, em pequenas localidades ou em cidade. Umas férias em segurança para viver a dois, em família ou com amigos

26 Agosto 2020 07:13

Conhecida como a ilha das experiências, Tenerife é um destino turístico por excelência. Com uma forma triangular, a ilha é dominada pelo Monte Teide, um vulcão com 3.718 metros de altura, o pico mais alto de Espanha.

A ilha é um local de contrastes. O Nordeste possui uma área montanhosa e com um microclima influenciado pela altitude do vulcão, enquanto a parte Noroeste da ilha é verdejante e a costa Sul é soalheira e seca.

Um paraíso natural que fica a 300 quilómetros da costa africana. É esta localização que lhe proporciona um clima ameno, que faz com que a primavera se prolongue todo o ano. Na ilha, dizem que é o melhor clima do mundo. Para provar esta teoria disponibilizam várias ferramentas online para que cada pessoa possa fazer esse comparativo com o local onde vive em termos de temperatura e horas de sol. Os ventos alísios e as correntes do Golfo são os principais fatores que influenciam o clima na ilha, por isso, as temperaturas médias em Tenerife são de 26 °C no verão e de 22 °C no inverno. Já a temperatura da água varia entre os 20 °C e os 25 °C.

Para quem viaja de Lisboa, há dois voos semanais da Binter Canarias. O tempo de voo médio é de 2h30. Não perde muito tempo para chegar a uma ilha conhecida pela beleza e diversidade das suas paisagens e pela qualidade dos hotéis, resorts e outras infraestruturas turísticas, que oferecem todos os confortos e garantias de segurança aos turistas.

É o destino ideal para fazer caminhadas, aventurar-se pelos diversos trilhos que existem na natureza, visitar o Parque Nacional del Teide, praticar desportos náuticos, ou simplesmente aproveitar o tempo para relaxar e divertir-se nas praias de paisagem vulcânica e de águas turquesas. Pode mergulhar nas piscinas naturais, visitar o centro histórico de várias localidades, ou simplesmente deliciar-se com a gastronómica local e apaixonar-se pelas tradições e cultura locais, como o Carnaval de Santa Cruz de Tenerife. É o mais conhecido e espetacular de Espanha e um dos maiores carnavais do mundo. Não é por acaso que Santa Cruz de Tenerife e o Rio de Janeiro são cidades geminadas desde 1984.

10 motivos para visitar Tenerife

Se esta breve descrição não foi suficiente para o entusiasmar, mostramos algumas das maravilhas que a ilha tem para oferecer a quem a visita. Vai ver que a próxima viagem será a Tenerife.

1. Natureza idílica. Tenerife possui 43 espaços protegidos que representam metade do seu território (48 por cento). O mais emblemático é o Parque Nacional del Teide, declarado pela UNESCO Património Mundial da Humanidade. Com 3.718 metros este é o pico mais alto de Espanha. Um espaço vulcânico ao qual pode subir em teleférico até um local muito próximo do cume, onde terá uma vista espetacular. Outros pontos de grande interesse natural são os Parques Rurais de Anaga e do Teno, onde encontra florestas de laurissilva – que remontam ao período Terciário. Outro local que hipnotiza pela sua beleza natural é o Penhasco dos Gigantes, que está a 600 metros de altura sobre o mar, a Paisagem Lunar ou vários miradouros com vistas panorâmicas espetaculares.

Teide, o pico mais alto de Espanha
Farol Punta de Teno
Parque Rural de Anaga
Trilho dos Sentidos no Parque de Anaga

2. Oferta de atividades de lazer para todos os gostos. A diversão está no ADN da ilha: beach clubs e roof top bars, inúmeros espetáculos e festivais com as principais estrelas do panorama musical mundial, e um dos carnavais mais importantes do mundo. A oferta de ócio em Tenerife também inclui outras escolhas, tais como visitar qualquer uma das suas incríveis praias para ir a banhos ou apanhar banhos de sol, fazer diversas atividades como caiaque, windsurf, kitesurf, surf, snorkeling ou mergulho. Se não é um amante de desporto náutico, pode sempre optar por fazer caminhadas em trilhos, jogar golfe ou dar passeios de BTT ou praticar ciclismo. Para os amantes de atividades mais radicais, pode optar pelo parapente, escalada, canyoning ou espeleologia.

3. Praias e piscinas refrescantes. As praias e o sol de Tenerife são um cocktail perfeito que atrai milhões de visitantes todos os anos. Praias de areia branca e de areia negra, como a espetacular Benijo, fazem as delícias dos amantes da praia. Há praias no Norte e no Sul da ilha. Uma visita às piscinas naturais, criadas pela lava ao solidificar-se, é uma alternativa igualmente gratificante como um dia de praia. As piscinas naturais que não deve perder são as de Bajamar, Charco del Viento e Garachico.

4. Observação de baleias e golfinhos. Nas águas do Sul da ilha, a três milhas da costa, é possível navegar entre cetáceos os 365 dias do ano. Tenerife é um dos melhores locais do mundo para ver golfinhos ao ter colónias residentes de golfinhos-roazes e cerca de 400 baleias-piloto-de-aleta-curta. Há várias empresas que prestam estes serviços na ilha.

5. Cidades e aldeias cheias de encantos. Em Santa Cruz, pode admirar edifícios vanguardistas como o Auditório de Tenerife, o Centro Internacional de Exposições e Congressos, ambos obras de Santiago Calatrava, o TEA – Tenerife Espacio de las Artes, de Herzog e De Meuron. Também há espaço para visitar zonas mais tradicionais, com a típica arquitetura colonial espanhola, como em La Laguna, considerada Património da Humanidade da UNESCO, onde encontra casas senhoriais e pátios tradicionais. Outras localidades que também merecem uma visita pela sua importância arquitetónica são os centros históricos de La Orotava, Garachico e Icod de los Vinos. Há outras, mas estas quatro são as de maior relevância na ilha.

6. Gastronomia de qualidade. Nos últimos anos, Tenerife assistiu a um grande desenvolvimento da gastronomia local, evoluindo para uma cozinha criativa e original, que assenta em produtos locais de qualidade, entre os quais se destacam o atum, a banana, o abacate e o mel. Todos os pratos podem ser acompanhados com vinhos locais, que têm uma tradição que vai até ao século XV. A variedade de castas, o clima e as características de um terroir vulcânico fazem com que os vinhos de Tenerife tenham uma originalidade e personalidade inigualáveis. Para os amantes da comida mais elaborada, a ilha conta com cinco restaurantes com estrelas Michelin, um reflexo da qualidade da cozinha que merece ser degustada.

7. Um paraíso para as famílias. Se há crianças na família, Tenerife oferece uma grande quantidade de atividades que vão além das praias ou da montanha, como os parques temáticos que se encontram de norte a sul da ilha e nos quais a diversão nunca acaba. São os casos de Siam Park, um parque aquático com atrações e escorregas para crianças e adultos que conquistou pela quarta vez consecutiva o galardão de melhor parque aquático do mundo, ou o zoo de Tenerife, o Loro Parque, que conta com toda a classe de espécies animais e é considerado um dos melhores do mundo na sua categoria de acordo com o TripAdvisor.

Siam Park
Siam Park
Loro Parque
Parque Nacional del Teide
ForestalPark
Observação de estrelas no Parque Nacional Teide

8. Céu limpo e ar puro. A claridade e a limpeza do céu de Tenerife fazem desta localização uma das melhores do planeta para observar estrelas. A ilha possui o prestigiado Instituto de Astrofísica das Canárias, onde trabalham equipas de cientistas espanhóis e internacionais. Não pode manipular os telescópios deste importante centro, mas pode recorrer a uma das várias empresas locais que disponibilizam serviços de observação de estrelas, nos quais se inclui o telescópio, um guia especializado e uma refeição ligeira. Uma experiência a não perder.

9. Tradições seculares. A ilha honra a sua história e os seus antepassados celebrando com autenticidade a sua cultura. O melhor exemplo são as romarias e as festas populares e religiosas. A Semana Santa, especialmente em La Laguna, ou o Corpo de Deus, com paragem obrigatória em La Orotava para admirar a tapeçaria de flores. Em fevereiro, o Carnaval toma de assalto toda a ilha, com especial destaque para a capital, Santa Cruz. Este Carnaval é um dos mais chamativos, coloridos e concorridos do mundo.

10. Tudo o que precisa para cuidar de si. Já vimos que Tenerife reúne todas as condições para ser um destino de férias excelente, incluindo uma excepcional rede de hotéis de quatro e cinco estrelas e múltiplos centros de spa e wellness para relaxar. Além desta realidade, a ilha conta com uma completa e moderna infraestrutura na prestação de cuidados e serviços de saúde, com profissionais de experiência nacional e internacional, que posicionam Tenerife como o local ideal para combinar umas férias com um tratamento médico ou cirúrgico.

Tenerife é um destino seguro

Se está com dúvidas em viajar num período como este, tenha em conta que as ilhas Canárias são um dos territórios europeus com as mais reduzidas taxas de casos positivos de covid-19. Este facto, aliado a outros aspetos como a elevada capacidade para controlar a mobilidade de pessoas na ilha — devido às limitadas vias de acesso (aeroportos e portos) —, a ampla experiência no âmbito turístico internacional e a capacidade de resposta do setor empresarial posicionam o arquipélago canário como um local seguro para ser visitado.

A Consejería de Turismo, Industria y Comercio do governo de Canárias desenvolveu um ambicioso projeto para garantir a segurança sanitária a turistas e residentes nas ilhas Canárias. Para alcançar esse objetivo, as autoridades locais redesenharam e adaptaram os processos de toda a cadeia de valor relacionada com o turismo para responder à situação provocada pela covid-19. Estas são as medidas e recomendações dadas pelas autoridades locais a quem viaja para este destino.

Se voar de Portugal para Tenerife, pode fazê-lo com toda a segurança e tranquilidade. Foram implementadas mais de 40 medidas relativas a higiene e prevenção ao longo dos diferentes momentos do voo. Pode encontrar informação mais detalhada aqui.

* As imagens das fotogalerias foram fornecidas pelo Turismo de Tenerife.