C-Studio
Mais informações

C•Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Cofina.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Saiba onde comprar deliciosos produtos minhotos sem sair de casa

O mercado 100% Agrolimiano quebra as fronteiras da região e apresenta-se em versão digital, para todos os que procuram os sabores inconfundíveis dos produtos de Ponte Lima, à porta de casa

15 Janeiro 2021 15:32

É já uma tradição em Ponte de Lima: o mercado 100% Agrolimiano une os melhores produtores e os melhores produtos locais num evento onde, por norma, a prova e a experimentação são palavras de ordem. Numa região onde a comida de aconchego é grande bandeira, bem como os bons vinhos, provar é sinónimo de gostar e, claro, comprar.

Este ano, contudo, o contexto atual de pandemia não permitiu que o mercado se realizasse. Esta é uma altura em que cada evento cancelado tem um grande impacto nos produtores locais. A autarquia de Ponte de Lima, percebendo a importância do evento, decidiu reinventar o conceito, criando um mercado 100% digital, 100% agroalimentar e, como manda a tradição, com produtos 100% limianos.

Inovação e tradição de mãos dadas

O principal foco do mercado 100% Agrolimiano é dar aos consumidores, em todo o País, a oportunidade de provarem os melhores produtos da região e, simultaneamente, permitir aos produtores mostrarem a variedade e a qualidade de produtos locais.

Os vinhos minhotos, a charcutaria e fumeiro ou mesmo os produtos hortícolas são alguns dos produtos mais tradicionais que se podem adquirir, mas há também produtos mais disruptivos que mostram a aposta na inovação. 

Compotas e doces artesanais das mais variadas combinações, chocolates ou o folar limiano podem também ser adquiridos à distância de um clique. Mas há mais: neste mercado local, que se expande a nível nacional através do digital, há também o investimento em produtos como alheiras vegetarianas de vários sabores, uma opção para quem não consome carne, mas não dispensa os sabores da charcutaria reinventada. As sidras são também uma opção menos convencional, mas de grande qualidade,e o licor de chocolate e nozes o novo sabor que quererá provar. Na fotogaleria pode encontrar algumas sugestões para um cabaz variado.

Pack carnes de minhota - assar, estufar, bifes (PVP 50€)
Pack carnes de minhota - assar, estufar, bifes (PVP 50€)
Cabaz caixinha inovadora (PVP: 30€)
Cabaz caixinha inovadora (PVP: 30€)
Folar limiano (PVP: 12€)
Folar limiano (PVP: 12€)
Caixa 6 garrafas Vinho Tinto Vinhão (PVP: 18€)
Caixa 6 garrafas Vinho Tinto Vinhão (PVP: 18€)
Licor de chocolate e nozes (PVP: 16€)
Licor de chocolate e nozes (PVP: 16€)
Sidra Nua (PVP: 3,5€)
Sidra Nua (PVP: 3,5€)
Figos com chocolate (PVP: 5€)
Figos com chocolate (PVP: 5€)
Doce artesanal de amora com champanhe (PVP: 4€)
Doce artesanal de amora com champanhe (PVP: 4€)
Compota de Cogumelo Shitake e Moscatel Biológica (PVP: 2,99€)
Compota de Cogumelo Shitake e Moscatel Biológica (PVP: 2,99€)
Cogumelos Shitake Desidratados Biológicos 1 Kg (PVP: 60€)
Cogumelos Shitake Desidratados Biológicos 1 Kg (PVP: 60€)

De Ponte de Lima para a sua casa

 Uma das principais vantagens deste mercado agroalimentar limiano é a facilidade de compra e a intuitividade do site. Através de várias categorias, pode encontrar os seus produtos favoritos, criando o seu cabaz personalizado de produtos limianos. Depois, é só fazer o pagamento e definir onde quer receber a encomenda, através de um contacto do fornecedor. Todos os produtos da mesma compra serão enviados em simultâneo, evitando múltiplas entregas. O mercado 100% Agrolimiano decorre entre os dias 15 e 24 de janeiro e, durante este período, as entregas são gratuitas para todo o País, garantidas em 48 horas.

A autarquia de Ponte de Lima destaca a importância do mercado online e o seu constante crescimento, sobretudo em tempos de pandemia, e acredita que esta iniciativa poderá ajudar a alavancar a economia local, ao mesmo tempo que se reduz a pegada ecológica e se mantêm as paisagens rurais tão típicas da vila mais antiga de Portugal. 

O objetivo passa por, passado o contexto atual de confinamento e redução das movimentações, voltar a apostar na feira na sua forma mais tradicional, com uma nova edição prevista para o próximo ano. O mercado online é, assim, uma forma de abrir as portas de Ponte de Lima a todos os consumidores, deixando o convite para uma visita futura ao mercado tradicional e a todos os encantos da vila. Nas edições passadas não faltaram atividades e provas dos vários produtores e o objetivo é que o evento se repita com a qualidade a que já habituou os visitantes.