Quando se fala de Águeda, a primeira imagem que nos afigura são as ruas cheias de cor, "enfeitadas" com os guarda-chuvas coloridos. Uma imagem que corre mundo e até já levou a CNN a considerar esta como "uma das mais bonitas ruas do mundo". Águeda é muito mais do que ruas coloridas. O concelho tem todo um património – seja cultural, natural, religioso ou industrial – que é diferenciador e merecedor de uma visita. Pode prolongar os seus dias no Concelho que não dará o seu tempo por perdido.
Águeda tem muito para oferecer a quem a visita, como a gastronomia, os vinhos e espumantes regionais, as paisagens naturais e bucólicas, os vários rios e parques fluviais, os percursos pedestres e cicláveis, a observação de aves, para além de que Águeda faz parte do roteiro dos caminhos de Fátima e de Santiago.
Iguarias de fazer crescer "água na boca" e doces "que só Águeda tem para ti"
A identidade de um território reflete-se através dos seus costumes e tradições, mas também da sua gastronomia.
Em Águeda, é possível encontrar o famoso Leitão da Bairrada, que tantos visitantes traz a esta região, assim como os tradicionais Pastéis de Águeda. A realização anual da Festa do Leitão (por norma em setembro) comprova a importância desta iguaria para o concelho de Águeda, mas também para a região da Bairrada. A descoberta destes sabores deve ser acompanhada pelos excelentes vinhos e espumantes da região, a sua variedade convida a um degustar lento e agradável que fica na memória.
No menu gastronómico aguedense também se recomendam outras especialidades, como os rojões, a lampantana com carne de carneiro ou ovelha, o coelho "à moda de Águeda" e o bacalhau "à Lagareiro" (no forno), "albardado" (frito e com molho de cebolada) e "à Ribeirinho" (frito).
Águeda integra ainda a Região Demarcada da Bairrada que se estende por 108.000 hectares, dos quais cerca de 12.000 hectares são de vinha. Além das provas de vinhos e espumantes, há outras atividades que podem enriquecer a experiência, nomeadamente a visita às caves, a aprendizagem dos métodos de produção, a participação na vindima, ser produtor de vinhos por um dia, entre tantas outras atividades...
Um património naturalmente belo
O concelho de Águeda abrange um vasto e rico património natural e paisagístico, sendo que 11% do território está na Rede Natura 2000 e inclui uma Zona RAMSAR. Os recursos naturais endógenos, que se estendem desde nascente (na zona serrana) até poente (junto à Lagoa da Pateira), permitem a existência de uma elevada biodiversidade e de múltiplas paisagens que convidam à descoberta do território e à prática de atividades desportivas, com destaque para o pedestrianismo, a orientação e o BTT.
As típicas aldeias serranas, como por exemplo Lourizela, a floresta, os trilhos, parques, rios e ribeiras permitem experiências inesquecíveis, que fazem com que os visitantes sintam vontade de voltar. Os trilhos e percursos cicláveis e pedestres procuram levar os visitantes pelas veredas e caminhos que se desenvolvem nos lugares, aldeias, vilas e cidade do concelho de Águeda (e de concelhos vizinhos).
Em Águeda, pode observar diversas espécies da avifauna como a garça-vermelha, o milhafre-preto, a águia-sapeira, a águia-de-asa-redonda, o guarda-rios, o perna-longa, etc. e aventurar-se nas diversas atividades desportivas ao ar livre, sendo elevadas as potencialidades do concelho para diversas modalidades do "desporto de natureza".
Neste concelho descobre também a maior lagoa natural da Península Ibérica, a Pateira de Fermentelos. Conhecida entre os locais como "a lagoa encantada" é um ex-líbris natural do país, uma importante zona húmida de interesse nacional e internacional, que está classificada como Zona RAMSAR, Rede Natura 2000 e integrada na Zona de Proteção Especial e Sítio de Importância Comunitária da Ria de Aveiro.
Reúna a família e os amigos para visitar e conhecer Águeda, no seu passeio escolha um dos mais de 100 parques fluviais do concelho para passar bons momentos de recreio e lazer.
Um património histórico e religioso de fortes tradições
Águeda é um concelho de fortes tradições, com um folclore rico, bem como com arte e um vasto património arquitetónico, passando também pelo espólio ferroviário que caracteriza a nossa região. Dispõe de vários espaços museológicos dedicados às mais diversas temáticas e vivências que retratam as tradições de outrora, cultura e saberes.
Para além dos espaços museológicos, poderá conhecer o património arquitetónico, que documentam diversas épocas e a história da região. São vários os pontos de interesse a visitar, tais como o Centro Interpretativo do Milho Antigo, localizado em Macieira de Alcôba; o Museu da Fundação Dionísio Pinheiro e Alice Cardoso Pinheiro, no centro da cidade; o Museu Ferroviário de Macinhata do Vouga, em Macinhata do Vouga, que reúne um importante espólio das companhias ferroviárias Nacional e Vale do Vouga; o Museu Etnográfico da Região do Vouga, em Mourisca do Vouga, que todos os anos atrai ao seu espaço milhares de visitantes que assinalam a tradição e a riqueza cultural do museu.E se pudesse visualizar as instalações dos guarda-chuvas coloridos todo o ano?
A Câmara de Águeda inova e disponibiliza uma APP, através da qual, com um simples toque, pode visualizar os chapéus coloridos e partilhar onde quiser.
A Câmara Municipal decidiu criar uma APP que tornasse os chapéus visíveis de uma forma virtual - "APP AgitÁgueda 360º". "Esta aplicação permite que quem nos visita ao longo de todo o ano possa visualizar a instalação urbana dos guarda-chuvas coloridos", sublinhou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reforçando que esta APP pode ser utilizada tanto nesta fase (em que os chapéus não foram instalados) como em qualquer outra altura do ano.
A captura de imagem em 360º das ruas da cidade conta com diferentes pontos de visualização e a possibilidade de ver as imagens em modo diurno e noturno, desde a instalação de 2017 até à mais recente, em 2019.
Roteiro de arte urbana mais diversificado
Águeda tem um roteiro de arte urbana com dezenas de espaços que podem ser descobertos. Tratam-se de paredes de edifícios, muros ou outras zonas que foram pintadas por diversos artistas de renome nacional e internacional.
O roteiro, que tem uma identidade diferenciadora cada vez mais enraizada no concelho e que transforma Águeda numa verdadeira galeria de arte a céu aberto, vai ser este ano aumentado com novas obras de Millo, Dourone e Akacorleone. Vão ser instaladas em julho e agosto e poderão ser prontamente visitadas. É uma expressão de arte que não deixa ninguém indiferente, seja pela sua dinâmica, seja pelo tamanho da "tela" (o edifício), seja pela beleza da pintura e pela forma como fica acessível a todos.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.