Está oficialmente aberta uma nova estação do ano. O equinócio de outono já passou, a época de vacinação contra a gripe está aí à porta e caminhamos de vento em popa em direção ao inverno. Faringites, laringites, traqueítes, bronquites, otites, bronquiolites, gripes, pneumonias… São algumas das infeções respiratórias a que estamos expostos e uma das causas mais comuns da mortalidade humana por infeção. Atingem, sobretudo, os polos extremos da população: os mais novos e os mais idosos.
É sabido que as vacinas melhoram a imunidade do organismo contra os vírus. Mas o que poucos sabem é que a vacina da gripe pode não ser suficiente para o proteger contra as infeções respiratórias. Embora garanta imunidade à estirpe principal do vírus da gripe, não protege contra as bactérias, nem estimula o sistema imunitário de forma específica. Ao contrário das vacinas orais!
Para potenciar o sistema imunitário e aumentar a resistência às infeções das vias respiratórias, é aconselhada a associação da vacinação oral à vacina da gripe. Desta forma, é possível proteger-se das mudanças de temperatura repentinas, das gripes e das constipações habituais a que estamos expostos, inevitavelmente, todos os anos.
• Podem ser usadas em adultos e crianças (a partir dos 6 meses de idade);
• Pode tomar estas vacinas no conforto de casa.
Mesmo quem não tem indicação ou recomendação para tomar a vacina da gripe pode beneficiar da vacinação oral, eficaz na proteção contra as infeções respiratórias!
Bactérias, vírus, parasitas e outras formas de vida de diferentes tamanhos circulam no meio ambiente, cobrem a pele e até habitam no intestino. Não são necessariamente um problema! O papel do sistema imunitário é, precisamente, manter-nos saudáveis no meio deste ambiente desafiante. Mas para que este sistema complexo funcione nas plenas capacidades, é fundamental dar-lhe um boost, sobretudo no momento atual em que vivemos e durante esta altura do ano.
Reforçar o consumo das vitaminas D e C, manter o corpo ativo e em movimento constante, privilegiar uma dieta rica em antioxidantes, garantir boas noites de sono, são algumas formas de apoiar e reforçar o sistema imunitário. Mas há outras formas de o estimular!
A vacinação oral é um poderoso indutor de uma resposta imune, o que permite uma redução significativa de sinais e de sintomas relacionados com a infeção respiratória. Há um efeito protetor geral, das crianças aos idosos, o que permite ainda uma redução no uso de antibióticos.
A mensagem a destacar é clara: é melhor prevenir do que tratar! Prepare a chegada do inverno, antecipe-se e mantenha-se protegido com a vacinação oral.
Fale com o seu médico sobre a vacinação oral, que o pode proteger a si e à família de complicações facilmente evitáveis. Saiba mais informações em antecipeoinverno.pt.
Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Marketing Automation certified by E-GOI
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A.
Consulte a Política de Privacidade Cofina.