Qual é a idade certa para o seu filho ter telemóvel?
Adie até quando puder, recomenda um pediatra. Jogos e redes sociais representam um perigo, sim, mas os pais não devem bisbilhotar
Qual é a idade certa para o seu filho ter telemóvel?
Adie até quando puder, recomenda um pediatra. Jogos e redes sociais representam um perigo, sim, mas os pais não devem bisbilhotar
  • Partilhe
Qual é a idade certa para o seu filho ter telemóvel?
Rita faz 9 anos em Dezembro e já há meses que pede aos pais um smartphone. É para jogar ao CatHotel (para cuidar de animais), ao Minecraft (de aventura e construção) ou para brincar com aplicações de música. Na turma tem dois colegas que já têm telemóvel, mas vai ter de esperar até ao décimo aniversário. "É para estar mais contactável", justifica a mãe, Paula Santos, 44 anos. Regras: não vai ter Facebook, nem Instagram, e terá um número limitado de contactos. Em Portugal, 65 por cento das crianças têm o primeiro telemóvel entre os 10 e os 12 anos, concluiu em 2015 um estudo do FAQtos, projecto do Instituto Superior Técnico e do INOV Inesc (Instituto de Novas Tecnologias). Não existe a idade ideal, sublinha o pediatra Mário Cordeiro: "Depende da maturidade, necessidade, responsabilidade."

ENTRE OS 9 E OS 12 ANOS
Regras do jogo
Durante os três meses de Verão, Gonçalo, de 8 anos (quase 9) ficou com o smartphone antigo da mãe – mas sem cartão SIM. Utilizava-o para jogar e ver vídeos do YouTube. Logo surgiram problemas: "Criou um perfil de Facebook. Soubemos por amigos nossos", lembra a mãe, Célia Freitas, de 45 anos. Terá sido com a ajuda do irmão mais velho, de 16 anos, que o miúdo criou a conta que os pais cancelaram: "Contei-lhe histórias de adultos que se fingem de crianças e que podem fazer-lhe mal." Depois, eram os jogos que viciavam: "Jogava durante duas e três horas. E ficava muito chateado e agressivo se era contrariado."

Com o recomeçar das aulas, os pais guardaram o telemóvel e a excepção é o fim-de-semana, com vigilância. "No YouTube gosta de ver vídeos do Feromonas e outros que não são apropriados." Célia mantém-no debaixo de olho e lembra-lhe que pode ver no histórico o que ele andou a fazer.

Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Enviar o artigo: Qual é a idade certa para o seu filho ter telemóvel?
Comentários

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição n.º 664
19 a 25 de Janeiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
120591 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.