Morreu Hugo Chavez
Mundo
0
Morreu Hugo Chavez
Mundo
  • Partilhe
0
Morreu Hugo Chavez
"É um momento de grande choque", afirmou Maduro, com a voz visivelmente embargada.

O vice-presidente da Venezuela pediu calma, paz e respeito, que não haja ódios e que predomine "o único sentimento que existia no coração do comandante Chávez - amor".

Maduro falou ainda sobre possíveis pressões internacionais sobre a Venezuela:"Já coordenámos vários esforços para garantir a paz e a democracia, defrontando qualquer nação ou factor internacional que possa afectar a nossa terra."

"Nós aceitamos este projecto, esta herança. As bandeiras serão içadas com honra e dignidade. Longa vida a Chávez", frisou Maduro no final do seu discurso.

TRÊS ANOS DE LUTA CONTRA A DOENÇA

Chávez faleceu após uma luta de quase três anos contra um cancro, um período durante o qual se sujeitou a quatro intervenções cirúrgicas. Diagnosticado em junho de 2011, Chávez foi sujeito a quatro operações, todas em Havana, a última a 11 de dezembro de 2012, dois meses depois de ter sido reeleito para o seu terceiro mandato como Presidente da Venezuela.

Chávez nem sequer chegou a tomar posse como Presidente, ficando o lugar assegurado pelo seu "número dois", Nicolás Maduro, numa decisão autorizada pela Justiça venezuelana até que os problemas clínicos ficassem resolvidos.

O cancro foi diagnosticado depois de uma intervenção de urgência em Havana, a 10 de junho de 2011, a um abcesso inguinal. A partir do mês seguinte, Chávez viajou regularmente para Cuba, onde foi sujeito a tratamentos de quimioterapia e a posteriores operações.

A 7 de outubro conseguiu uma vitória eleitoral, sendo reeleito para o terceiro mandato e a 27 de novembro pediu à Assembleia Nacional para se ausentar do país para novos tratamentos, tendo sido sujeito a uma última operação a 11 de dezembro passado.

Entretanto, a oposição contestou a ausência do Presidente e reclamou a sua presença no país ou a repetição das eleições. Contudo, o Supremo Tribunal considerou que não é necessário que Chávez faça o juramento no dia 10 de janeiro, sustentando que o Governo em exercício pode prolongar as suas funções.

No dia 18 de fevereiro, Chávez regressou à Venezuela e ficou internado no Hospital Militar de Caracas, mas ontem o Governo confirmou uma nova infeção respiratória, que o estava a debilitar.

Partilha o artigo
Enviar o artigo: Morreu Hugo Chavez
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

nas redes
Segue Sábado.pt
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
SÁBADO versão Epaper
A minha conta SÁBADO
Edição nº 583
2 a 8 de Julho
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media, uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
nas redes
amigos
66645 amigos
Dispositivos
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.