Espanha: Supremo reduz pena de políticos bascos
Tribunal considera que Arnaldo Otegi e Rafa Diez Usabiaga não podem ser considerados dirigentes da ETA, mas mantém proibição de ocuparem cargos públicos durante dez anos
0
0
Espanha: Supremo reduz pena de políticos bascos
Por Correio da Manhã

O Supremo Tribunal espanhol reduziu esta quarta-feira para seis anos e meio de prisão a pena imposta pela Audiência Nacional aos políticos bascos Arnaldo Otegi e Rafa Diez Usabiaga por considerar que não podem ser condenados como dirigentes da ETA. A Audiência Nacional - a mais alta instância penal espanhola - condenou em Setembro Otegi e Usabiag a dez anos de prisão por «delito de pertença a organização terrorista, a nível de dirigente» e por tentarem reconstruir o Batasuna em 2009, através do grupo Bateragune. O partido independentista Batasuna foi ilegalizado em 2003, em Espanha, por ter sido considerado pela justiça como o braço político da ETA. O Supremo manteve a condenação de Otegi, porta-voz do Batasuna, e Usabiaga secretário-geral do sindicato independentista basco LAB por pertencerem a uma organização terrorista, mas excluiu «o grau de dirigentes», por considerar não estar provado que tivessem «poder de decisão» na ETA. Os juízes mantiveram a condenação que proíbe os dois políticos de ocuparem cargos públicos durante dez anos. A sentença do Supremo reduziu também para seis anos de prisão a pena imposta a Miren Zabaleta, à ex-tesoureira do Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV) Sonia Jacinto e ao responsável da organização da juventude basca Haika em Alava Arkaitza Rodriguez, que a Audiência Nacional condenou a oito anos de prisão. Considerada responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco, a ETA não comete qualquer atentado em território espanhol desde Agosto de 2009 e a anunciou a 20 de Outubro de 2011 que renunciava definitivamente à violência.
Partilha o artigo
Enviar o artigo: Espanha: Supremo reduz pena de políticos bascos
Comentários

Comentários
Nome *
Email *
Localidade *
Anónimo
O seu comentário *
Está a submeter o seu comentário a esta notícia através do IP . Como não tem o login efectuado, o seu comentário está limitado a 300 caracteres e será alvo de moderação, pelo que não será publicado de imediato. Se comentar depois de efectuar login, beneficia de um conjunto de funcionalidades exclusivas para leitores registados.
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente.

Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
Assine SÁBADO versão Tablet
SÁBADO acesso Epaper
Edição nº 561
29 de Janeiro a 4 de Fevereiro
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.