Espanha: Supremo reduz pena de políticos bascos
Tribunal considera que Arnaldo Otegi e Rafa Diez Usabiaga não podem ser considerados dirigentes da ETA, mas mantém proibição de ocuparem cargos públicos durante dez anos
0
0
Espanha: Supremo reduz pena de políticos bascos
Por Correio da Manhã

O Supremo Tribunal espanhol reduziu esta quarta-feira para seis anos e meio de prisão a pena imposta pela Audiência Nacional aos políticos bascos Arnaldo Otegi e Rafa Diez Usabiaga por considerar que não podem ser condenados como dirigentes da ETA. A Audiência Nacional - a mais alta instância penal espanhola - condenou em Setembro Otegi e Usabiag a dez anos de prisão por «delito de pertença a organização terrorista, a nível de dirigente» e por tentarem reconstruir o Batasuna em 2009, através do grupo Bateragune. O partido independentista Batasuna foi ilegalizado em 2003, em Espanha, por ter sido considerado pela justiça como o braço político da ETA. O Supremo manteve a condenação de Otegi, porta-voz do Batasuna, e Usabiaga secretário-geral do sindicato independentista basco LAB por pertencerem a uma organização terrorista, mas excluiu «o grau de dirigentes», por considerar não estar provado que tivessem «poder de decisão» na ETA. Os juízes mantiveram a condenação que proíbe os dois políticos de ocuparem cargos públicos durante dez anos. A sentença do Supremo reduziu também para seis anos de prisão a pena imposta a Miren Zabaleta, à ex-tesoureira do Partido Comunista das Terras Bascas (PCTV) Sonia Jacinto e ao responsável da organização da juventude basca Haika em Alava Arkaitza Rodriguez, que a Audiência Nacional condenou a oito anos de prisão. Considerada responsável pela morte de 829 pessoas em mais de 40 anos de luta armada pela independência do País Basco, a ETA não comete qualquer atentado em território espanhol desde Agosto de 2009 e a anunciou a 20 de Outubro de 2011 que renunciava definitivamente à violência.
Partilha o artigo
Comentários
Inicie sessão ou registe-se gratuitamente para comentar.
Revista SÁBADO
Assine a revista SÁBADO
Assine SÁBADO versão Tablet
SÁBADO Epaper
Edição nº 556
23 a 29 de Dezembro de 2014
Copyright ©
Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução, na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da PRESSELIVRE - Imprensa Livre, S.A., uma empresa Grupo Cofina Media SGPS, S.A..
Obrigado por ler a SÁBADO
;)
     
     
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.