O Governo liderado por Pedro Passos Coelho já privatizou a participação que detinha na EDP e a tem prevista para este trimestre a venda da posição na REN. Mas propõe-se vender mais oito empresas ou participações públicas em empresas durante ano.
Vítor Gaspar revelou, numa apresentação feita na London School of Economics o calendário previsto para estas privatizações. A RTP e a unidade de seguros da Caixa Geral de Depósitos está prevista para o quarto trimestre do ano, revela a apresentação do ministro divulgada esta tarde à imprensa.
A apresentação sugere também que a privatização da TAP, prevista ainda para o primeiro trimestre deste ano, poderá ocorrer numa altura diferente da concessão da ANA Aeroportos de Portugal, que terá lugar entre o primeiro e o segundo trimestre.
Isto depois de se ter falado em privatizar a transportadora aérea na mesma operação em que se concessionava a exploração dos aeroportos, permitindo alocar a transportadora aérea e a exploração dos aeroportos numa mesma operação.
Ainda no primeiro trimestre será vendida a participação de 1% que a Caixa Geral de Depósitos detém na Galp Energia e a CP Carga será vendida durante o segundo trimestre.
No entanto, a maior parte da actividade nas privatizações está reservada para os últimos trimestres do ano, já que os CTT e as Águas de Portugal também serão vendidas neste período, revelou o ministro.
Junte-se aos nossos fãs.
SÁBADO, pense por si