Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Chuva forte, neve, rajadas de vento e vagas de cinco metros.
Por Correio da Manhã
A confirmar-se hoje a formação de uma tempestade ao largo da Irlanda, e a ter por destino amanhã a Península Ibérica, esta será batizada de ?Ana?.
O nome resulta de um acordo estabelecido entre a Agência Estatal de Meteorologia (AEMET) espanhola, a Méteo-France (agência francesa) e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Segundo a AEMET, no futuro serão batizadas "todas as depressões que possam provocar um grande impacto sobre pessoas e bens" e que atinjam Portugal, França e Espanha.
De acordo com as previsões, a chuva forte atingirá Portugal Continental em todo o território. É também esperada a queda de neve nas Terras Altas no Norte e no Centro e a ocorrência de rajadas de vento na ordem dos 100 km/h. A depressão provocará forte agitação marítima com a possibilidade de vagas com cinco metros de altura.
Os efeitos do mau tempo serão também sentidos na segunda-feira. A previsão para a próxima semana indica a continuidade de precipitação, embora com menor intensidade. A Autoridade Nacional de Proteção Civil aconselha uma condução defensiva devido ao gelo.
?Bruno? é o próximo nome da lista de depressões
Para este ano, os nomes possíveis de tempestades são os seguintes: Ana, Bruno, Carmen, David, Emma, Felix, Gisele, Hugo, Irene, Jose, Katia, Leo, Marina, Nuno, Olivia, Pierre, Rosa, Samuel, Telma, Vasco e Wiam.
Saiba mais
63
mortes (uma das quais em Portugal) ocorreram na Europa, em fevereiro de 2010, com a passagem da tempestade ?Xynthia?, nome dado pelo organismo alemão Deutscher Wetterdienst.
Rajada de 241 km/h
Em Portugal, a ?Xynthia? teve rajadas de 166 km/h. Em Espanha, soprou a 222 km/h e nos Pirenéus franceses a 241 km/h.
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.