Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
A taxa de inflação aumentou, em Novembro, atingindo o valor mais elevado desde Abril. Excluindo a energia e alimentação a subida de preços abrandou.
Por Sara Antunes - Jornal de Negócios
A taxa de inflação em Portugal aumentou para 1,5%, em Novembro, o que compara com os 1,4% registados no mês anterior, de acordo com os dados divulgados esta quinta-feira, 14 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).Este é o valor mais elevado da inflação desde Abril deste ano, mês em que a taxa de inflação se situou em praticamente 2%. Excluindo a energia e a alimentação, a inflação situou-se nos 1,1%, o que corresponde a menos 0,2 pontos percentuais do que no mês anterior.As classes onde os preços mais subiram foram na dos restaurantes e hotéis, com um aumento de preços de 3,77%, e na dos transportes, onde a taxa de inflação se situou nos 3,57%. <br/> Do lado oposto esteve a classe do vestuário e calçado, onde os preços caíram 3,63%, segundo a informação divulgada pelo INE.Importante é também a média da inflação sem habitação dos últimos 12 meses, que se fixou em 1,33%. É este valor que, conjugado com o crescimento da economia, serve de referência para a actualização das pensões em cada ano. No próximo ano, as pensões de reforma vão subir entre 1% e 1,8%, tendo em consideração os valores conhecidos esta quinta-feira. <br/> <br/>
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.