Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização. Saiba mais sobre cookies Termos e condições de Privacidade.
  • SÁBADO

  • assinar
  • Home
  • Última Hora
  • Portugal
    • Política
    • Segurança
    • Mário Soares
    • Especial Operação Marquês
    • Autárquicas 2017
  • Mundo
    • Europa
    • Oceânia
    • América
    • África
    • Ásia
    • Médio Oriente
    • Eleições EUA
  • Dinheiro
    • Negócios
    • Trabalho & Emprego
    • OE2018
  • Vida
    • Visita do Papa a Fátima
    • Pessoas
    • Família
    • Mulher
    • Vida Saudável
    • Obituário
    • Shopping
    • Conversas com Futuro
  • Ciência & Saúde
    • Vida saudável
    • Tecnologia
    • Ecoesfera
    • Cérebro
    • Espaço
    • Especial Oceanos
  • Opinião
    • Cronistas
    • Convidados
    • Criada Malcriada
    • Autores
    • Bastidores
  • Desporto
    • Futebol
    • Outras modalidades
  • Social
    • Internacional
    • Nacional
  • Vídeo
    • Reportagem
    • Social
    • Política
    • Sociedade
    • Mundo
    • Desporto
    • Dinheiro
    • Artes
    • Televisão
    • Insólito
    • Visto no YouTube
    • Vox Pop
  • Fotografias
    • Sociedade
    • Saúde
    • Dinheiro
    • Social
    • 360º (1)
    • Alimentação
    • Foi notícia esta semana
    • Moda
    • Mundo
    • Desporto
    • Artes
    • Insólito
    • Animais
    • Política
    • Fotos do Dia
  • C-Studio
  • Infografias
    • Search
    • Interactivas
    • Política
    • Sociedade
    • Mundo
    • Desporto
    • Dinheiro
    • TV
  • GPS
SÁBADO // Última Hora
  • Pesquisar
  • Login/Logout
  • Assine
  • Facebook
  • Twitter
  • Última Hora
    Última Hora
  • Portugal
  • Mundo
  • Dinheiro
  • Vida
  • Ciência & Saúde
  • Opinião
  • Desporto
  • Social
  • Vídeo
    Vídeo
  • GPS
  • EDP LiveBands
  • OE2018
  • Especial Operação Marquês
Última Hora

Catroga diz que crescimento deve-se às empresas e alerta para riscos políticos

15.05.2017 19:22 por Negócios 0
O "chairman" da EDP aponta que a actual solução política é "incoerente" e diz estar "contente" com o "processo de reconversão em curso de alguns segmentos da esquerda e do PS aos bons princípios da disciplina financeira".
Por André Cabrita-Mendes - Jornal de Negócios

Eduardo Catroga congratulou-se com o crescimento económico de 2,8% no primeiro trimestre, o mais elevado nos últimos 10 anos, e elogiou a prestação das empresas."São boas notícias. Felizmente está em curso um processo de consolidação, de retoma da economia que começou em 2015, recordo que o crescimento em 2015 foi de 1,6%, depois em 2016 foi de 1,4%. E este ano vamo-nos aproximar dos 2%, penso eu, em função desta evolução trimestral", começou por dizer o presidente do conselho geral e de supervisão do grupo EDP.
"E isto está a acontecer num perfil saudável para a economia portuguesa: exportações, investimento e só depois o consumo, isto para permitir o equilíbrio externo", acrescentou o gestor.O chairman da EDP apontou que as empresas foram as principais responsáveis por este crescimento. "Espero que o poder político não crie muitas perturbações porque na realidade estes resultados devem-se às empresas, são as empresas que exportam, são as empresas que criam postos de trabalho", afirmou.Olhando para o futuro, Eduardo Catroga considera que os principais riscos para a economia portuguesa são políticos a nível interno. "Os riscos são essencialmente políticos, não nos podemos esquecer que temos uma solução politica incoerente. Independentemente da habilidade do primeiro-ministro para gerir os seus parceiros, os seus parceiros são contra a globalização, são contra a União Europeia, são contra o euro".

"Eu fico muito contente com o processo de reconversão em curso, de alguns segmentos da esquerda, de alguns segmentos do Partido Socialista, aos bons princípios da disciplina financeira, e aos bons princípios de politica económica no contexto de uma economia de mercado", afirmou.O gestor apontou que o "ajustamento macroeconómico" feito por Portugal, "tal como na Grécia e tal como em Espanha, está a dar os seus frutos", e defendeu que Portugal deveria criar condições para a "redução da dívida pública".Eduardo Catroga abordou também a reestruturação da dívida portuguesa. "A reestruturação é permanente. O Governo anterior fez, este governo está a fazer, e os próximos irão fazer. Uma coisa é fazer reestruturações, outra coisa é pedir perdões de dívida"."O problema da dívida vai-se resolvendo naturalmente com reestruturações permanentes. Isto é, substituir dívida mais cara por divida mais barata, alongando prazos, criando confiança junto dos investidores, também a nível do BCE, e das instâncias europeias", concluiu.

    últimas
  • Mais de 40 empresas britânicas comprometem-se a reduzir consumo de plástico
    Mais de 40 empresas britânicas comprometem-se a reduzir consumo de plástico
    14:29
  • PSD regista “com agrado” decisão do TC sobre gestação de substituição
    PSD regista “com agrado” decisão do TC sobre gestação de substituição
    14:16
  • ILGA apresenta queixa contra Cinha Jardim
    ILGA apresenta queixa contra Cinha Jardim
    13:56
  • PSD vai votar a favor da resolução do CDS contra Programa de Estabilidade
    PSD vai votar a favor da resolução do CDS contra Programa de Estabilidade
    13:47
  • Bruxelas quer programa comum de vacinas na UE até 2020
    Bruxelas quer programa comum de vacinas na UE até 2020
    13:34
  • Governo investe €1 milhão em equipamentos de investigação criminal para a GNR
    Governo investe €1 milhão em equipamentos de investigação criminal para a GNR
    13:19
Saber mais
  • Temas
  • Adicionar alertas
  • economia
Seleccione as palavras-chave em baixo para receber alertas por mail e na App da Sabado
  • economia

Catroga diz que crescimento deve-se às empresas e alerta para riscos políticos

Partilhar

Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.

Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.

Enviar por email

patrocinados
pub

O melhor do Brasil está no novo canal da Globo

pub

O século XX em revista

pub

Barbear ou não barbear: eis a questão

pub

Fazer a diferença pela solidariedade é um compromisso de todos

Outras Notícias Cofina
Hyundai i20 renovado chega em Julho

Hyundai i20 renovado chega em Julho

Polémicas e excentricidades da euromilionária, Amélia de Jesus

Polémicas e excentricidades da euromilionária, Amélia de Jesus

Pedro Duarte vai ser o novo CEO da Martifer. Irmãos Martins deixam funções executivas

Pedro Duarte vai ser o novo CEO da Martifer. Irmãos Martins deixam funções executivas

O novo United de Mourinho: os intocáveis, os garantidos, as dúvidas... e os dispensáveis

O novo United de Mourinho: os intocáveis, os garantidos, as dúvidas... e os dispensáveis

Próximo artigo A receção ao Benfica na Câmara de Lisboa ao minuto
Mais notícias deÚltima Hora
PSD vai votar a favor da resolução do CDS contra Programa de Estabilidade

PSD vai votar a favor da resolução do CDS contra Programa de Estabilidade

13:47 por Lusa
Bruxelas quer programa comum de vacinas na UE até 2020

Bruxelas quer programa comum de vacinas na UE até 2020

13:34 por Lusa

Sporting tem solução interna para a saída de Piccini

13:25 por Record

Pedro Duarte vai ser o novo CEO da Martifer. Irmãos Martins deixam funções executivas

13:24 por Negócios
Impresso do site da Revista SÁBADO, em www.sabado.pt
// Última Hora

Catroga diz que crescimento deve-se às empresas e alerta para riscos políticos

15.05.2017 19:22 por Negócios

O "chairman" da EDP aponta que a actual solução política é "incoerente" e diz estar "contente" com o "processo de reconversão em curso de alguns segmentos da esquerda e do PS aos bons princípios da disciplina financeira".

Por André Cabrita-Mendes - Jornal de Negócios

Eduardo Catroga congratulou-se com o crescimento econ&oacute;mico de 2,8% no primeiro trimestre, o mais elevado nos &uacute;ltimos 10 anos, e elogiou a presta&ccedil;&atilde;o das empresas."S&atilde;o boas not&iacute;cias. Felizmente est&aacute; em curso um processo de consolida&ccedil;&atilde;o, de retoma da economia que come&ccedil;ou em 2015, recordo que o crescimento em 2015 foi de 1,6%, depois em 2016 foi de 1,4%. E este ano vamo-nos aproximar dos 2%, penso eu, em fun&ccedil;&atilde;o desta evolu&ccedil;&atilde;o trimestral", come&ccedil;ou por dizer o presidente do conselho geral e de supervis&atilde;o do grupo EDP. <br/> "E isto est&aacute; a acontecer num perfil saud&aacute;vel para a economia portuguesa: exporta&ccedil;&otilde;es, investimento e s&oacute; depois o consumo, isto para permitir o equil&iacute;brio externo", acrescentou o gestor.O chairman da EDP apontou que as empresas foram as principais respons&aacute;veis por este crescimento. "Espero que o poder pol&iacute;tico n&atilde;o crie muitas perturba&ccedil;&otilde;es porque na realidade estes resultados devem-se &agrave;s empresas, s&atilde;o as empresas que exportam, s&atilde;o as empresas que criam postos de trabalho", afirmou.Olhando para o futuro, Eduardo Catroga considera que os principais riscos para a economia portuguesa s&atilde;o pol&iacute;ticos a n&iacute;vel interno. "Os riscos s&atilde;o essencialmente pol&iacute;ticos, n&atilde;o nos podemos esquecer que temos uma solu&ccedil;&atilde;o politica incoerente. Independentemente&nbsp;da habilidade do primeiro-ministro para gerir os seus parceiros, os seus parceiros s&atilde;o contra a globaliza&ccedil;&atilde;o, s&atilde;o contra a Uni&atilde;o Europeia, s&atilde;o contra o euro".<br/><br/> "Eu fico muito contente com o processo de reconvers&atilde;o em curso, de alguns segmentos da esquerda, de alguns segmentos do Partido Socialista, aos bons princ&iacute;pios da disciplina financeira, e aos bons princ&iacute;pios de politica econ&oacute;mica no contexto de uma economia de mercado",&nbsp;afirmou.O gestor apontou que o "ajustamento macroecon&oacute;mico" feito por Portugal, "tal como na Gr&eacute;cia e tal como em Espanha, est&aacute; a dar os seus frutos", e defendeu que Portugal deveria criar condi&ccedil;&otilde;es para a "redu&ccedil;&atilde;o da d&iacute;vida p&uacute;blica".Eduardo Catroga abordou tamb&eacute;m a reestrutura&ccedil;&atilde;o da d&iacute;vida portuguesa. "A reestrutura&ccedil;&atilde;o &eacute; permanente. O Governo anterior fez, este governo est&aacute; a fazer, e os pr&oacute;ximos ir&atilde;o fazer. Uma coisa &eacute; fazer reestrutura&ccedil;&otilde;es, outra coisa &eacute; pedir perd&otilde;es de d&iacute;vida"."O problema da d&iacute;vida vai-se resolvendo naturalmente com reestrutura&ccedil;&otilde;es permanentes. Isto &eacute;, substituir d&iacute;vida mais cara por divida mais barata, alongando prazos, criando confian&ccedil;a junto dos investidores, tamb&eacute;m a n&iacute;vel do BCE, e das inst&acirc;ncias europeias", concluiu.<br/>

Deseja mostrar notificações
CANCELAR Continuar
X Estamos a melhorar o serviço de alertas para o informar ainda melhor.
Clique aqui para configurar o novo serviço
Subscrever notificações
  • Portugal
  • Política
  • Segurança
  • Mário Soares
  • Especial Operação Marquês
  • Autárquicas 2017
  • Mundo
  • Europa
  • Oceânia
  • América
  • África
  • Ásia
  • Médio Oriente
  • Eleições EUA
  • Dinheiro
  • Negócios
  • Trabalho & Emprego
  • OE2018
  • Vida
  • Visita do Papa a Fátima
  • Pessoas
  • Família
  • Mulher
  • Vida Saudável
  • Obituário
  • Shopping
  • Conversas com Futuro
  • Ciência & Saúde
  • Vida saudável
  • Tecnologia
  • Ecoesfera
  • Cérebro
  • Espaço
  • Especial Oceanos
  • Opinião
  • Cronistas
  • Convidados
  • Criada Malcriada
  • Autores
  • Bastidores
  • Desporto
  • Futebol
  • Outras modalidades
  • Social
  • Internacional
  • Nacional
  • Vídeo
  • Reportagem
  • Social
  • Política
  • Sociedade
  • Mundo
  • Desporto
  • Dinheiro
  • Artes
  • Televisão
  • Insólito
  • Visto no YouTube
  • Vox Pop
  • Fotografias
  • Sociedade
  • Saúde
  • Dinheiro
  • Social
  • 360º (1)
  • Alimentação
  • Foi notícia esta semana
  • Moda
  • Mundo
  • Desporto
  • Artes
  • Insólito
  • Animais
  • Política
  • Fotos do Dia
  • C-Studio
  • Infografias
  • Search
  • Interactivas
  • Política
  • Sociedade
  • Mundo
  • Desporto
  • Dinheiro
  • TV
  • Ficha Técnica
  • Lei da Transparência
  • Estatuto editorial
  • Contactos
  • Facebook
  • Twitter
  • rss

© Copyright SÁBADO
Todos os direitos reservados.

Record
  • •Sporting tem solução interna para a saída de Piccini
  • •Bruno de Carvalho mandou mais do que SMS
  • •BCE mantém estímulos e não altera comunicação
  • •'Bufos' no balneário e Octávio Machado discutidos na reunião entre Jesus e Bruno de Carvalho
  • •Liga dos Campeões
Correio da Manhã
  • •PSD votará a favor da resolução do CDS que pede rejeição do Programa de Estabilidade
  • •Administração da Pharol quer poder para deliberar aumentos de capital até 40 ME
  • •Homem suspeito de abusar sexualmente de cavalo
  • •Governo compra equipamentos para GNR no valor de um milhão de euros
  • •BCE deixa taxas de juro inalteradas e mantém programa de compra de ativos
Jornal de Negócios
  • •Facebook sobre a Cambridge Analytica: "Não lemos todos os termos e condições"
  • •Assista em directo à conferência do BCE com Mario Draghi
  • •Pedro Duarte vai ser o novo CEO da Martifer. Irmãos Martins deixam funções executivas
  • •Moody's: Banca "fraca" e dívida elevada impedem Portugal de sair do lixo
  • •Air France anuncia mais quatro dias de greve de pilotos no início de Maio

É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.