Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Nuno Mota Pinto: é este o nome que a mutualista do Montepio quer à frente da caixa económica, agora que deverá vender uma parte do seu capital. O processo tem de passar pelo Banco de Portugal.
Por Diogo Cavaleiro - Jornal de Negócios
O Montepio Geral – Associação Mutualista escolheu Nuno Mota Pinto, actual administrador do Banco Mundial, para substituir José Félix Morgado à frente da Caixa Económica Montepio Geral. É a resposta do presidente da associação, António Tomás Correia, às divergências que tem sentido com o líder da instituição financeira. <br/> <br/> A notícia, avançada pelo Jornal Económico e pela TVI, foi confirmada ao Negócios junto de fonte próxima do processo, mas não foi assumida pela mutualista.<br/> <br/> Conforme já avançado esta semana, a saída de Félix Morgado era dada como certa tanto pela instituição financeira como pela sua accionista única, faltando definir como é que seria concretizado o afastamento. A destituição de Félix Morgado, sem ser por justa causa nem sem o seu acordo, custaria cerca de 400 mil euros.<br/> <br/> A mudança dos órgãos sociais é um dos objectivos da mútua no âmbito do processo de investimento da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que poderá adquirir até 10% do capital da caixa económica. O provedor, Edmundo Martinho, revelou que quer dois gestores no conselho de administração executivo da caixa económica, o que obrigaria a alterações na equipa de Félix Morgado, o que não foi bem-recebido na instituição financeira.<br/> <br/> Não foi ainda possível obter respostas por parte da caixa económica nem da mutualista.<br/> <br/> (Notícia em actualização)<br/>
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.