Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Cidade alemã fica a 70 km de central belga à beira de encerrar e receia fuga radioativa.
Por Correio da Manhã
As autoridades da cidade alemã de Aachen, junto da fronteira da Bélgica, começaram a distribuir gratuitamente mais de 500 mil comprimidos de iodo aos residentes da cidade e áreas próximas por recear uma fuga radioativa na central belga de Tihange, considerada um risco sério devido à descobertas de fissuras em unidades de um dos reatores.
Os reatores dessa central, que deverá ser encerrada em 2023, e também os da central de Doel, junto a Antuérpia, com data de fecho em 2022, têm sido encerrados repetidamente para verificações de segurança. Apesar disso, as autoridades nucleares belgas afirmam que exames às fissuras do reator de Tihange, realizados por peritos internacionais, não apontam para a existência de risco de fuga.
A decisão de distribuir iodo é inusitada, mas as autoridades de Aachen alegam que a central está tão próxima que, em caso de emergência, não haveria tempo para distribuir os comprimidos. A ingestão de iodo pode reduzir o risco de cancro na tiroide causado pela exposição a radiação nuclear.
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.