Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Músico espera que as atenções do público não venham a interferir com a sua vida quotidiana.
Por Correio da Manhã
"O que é isto?", perguntou, de olhos arregalados, Salvador Sobral, perante a multidão que o esperava este domingo no Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa.
Aos gritos de "Sal-va-dor! Sal-va-dor!" e "Por-tu-gal! Por-tu-gal!", centenas de pessoas aplaudiram o vencedor da 62ª edição do Festival Eurovisão da Canção, que a meio da tarde aterrou em glória na capital portuguesa depois de ter conquistado a capital da Ucrânia (e o Mundo).
Salvador Sobral recebido como herói em Lisboa
Acabou por não ser o banho de multidão que podia ter sido: vários agentes da polícia rodearam o músico e a irmã, Luísa Sobral, autora da canção ‘Amar pelos Dois’, e escoltaram-nos até zona segura. Afastados dos fãs. Mas nem isso desmoralizou os presentes, que empunhavam cartazes em que se lia "obrigado Salvador" e agitavam freneticamente no ar pequenas bandeiras nacionais.
"Não sei como vou lidar com isto", tinha ele acabado de dizer, em conferência de imprensa. "Espero poder continuar a levar as coisas com tranquilidade e a fazer o que gosto: a cantar", disse o artista, de 27 anos.
"Agora, espero poder cobrar um bocadinho mais [risos]." Desculpando-se de alguma dificuldade em articular ideias – "estou muito cansado, normalmente falo melhor" –, o músico pediu ainda ao público que respeite a sua privacidade.
"É um bocado stressante para mim, as pessoas e as suas armas tecnológicas... Gosto que me digam que apreciam a canção, mas as fotos e os telemóveis... invadem o meu espaço. Deixam-me triste", confessou.
O galardão que trouxe de Kiev segue para casa dos pais. Os prémios de melhor composição e melhor artista que os irmãos receberam vão para a RTP, parceira na aventura.
Os 10 países mais bem classificados da Eurovisão
"Sei que vai ser preciso gastar muito dinheiro para organizar o festival aqui no ano que vem, e peço desculpa, mas penso que haverá recompensa. Para a cultura e para o turismo", acrescentou Salvador, que anunciou que começará a trabalhar num disco novo em dezembro.
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.