Para poder adicionar esta notícia deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da SÁBADO, efectue o seu registo gratuito.
Feira de arte arranca hoje em Lisboa. São esperadas 15 mil pessoas de todo o Mundo.
Por Correio da Manhã
Pelo segundo ano, a Cordoaria Nacional recebe a feira de arte contemporânea ARCOLisboa, que, desde o ano passado, replicou o modelo de Madrid e se realiza também em Portugal. O evento, organizado pela Feira de Madrid (IFEMA), arranca hoje e decorre até domingo. São esperadas cerca de 15 mil pessoas, entre profissionais e simples apreciadores de arte.
O certame está a gerar grande expectativa entre os galeristas, que esperam uma edição "ainda melhor do que a de estreia". Ao todo, a ARCOLisboa contará com 58 galerias (23 delas portuguesas), de 13 países. Estarão expostas mais de 2 mil peças, que podem ir dos 500 aos 500 mil euros. "Lisboa têm-se revelado muito atrativa. Tem sido fácil chamar galerias, colecionadores e profissionais do circuito internacional para vir a Portugal", explica ao CM Carlos Urroz, diretor da ARCO.
A edição deste ano conta com um investimento de um milhão de euros. O retorno esperado é de 15 milhões. O objetivo da organização é continuar a "afirmar Lisboa no panorama da arte internacional e aumentar a qualidade" da feira, revela Carlos Urroz.
"A aposta [na capital portuguesa] tem correspondido às expectativas e queremos continuar a organizar a ARCOLisboa por muitos anos".
Entre as galerias presentes (oito delas integram a nova secção ‘Opening’, dedicada a artistas emergentes), contam-se obras de nomes consagrados como Picasso, Vieira da Silva e Julião Sarmento, entre outros. Além do programa galerístico e de encontros de editoras e livrarias independentes - bem como debates e reflexões em torno da atualidade criativa -, a ARCOLisboa deste ano acolherá também o Encontro de Museus da Europa e do Espaço Ibero-americano, no âmbito da nomeação de Lisboa como Capital Ibero- -americana da Cultura 2017.
Os bilhetes custam entre 15 e 25 euros. As portas estão abertas ao público das 12h00 às 20h00. Exceto no domingo, que encerram às 18h00.
É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media - Grupo Cofina. Consulte as condições legais de utilização.