
Setor do têxtil e vestuário quer taxa de 20 euros para encomendas da Temu e Shein
A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) considera que a proposta de Bruxelas de uma taxa de dois euros é "ridiculamente baixa" e "um escândalo".
A Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) considera que a proposta de Bruxelas de uma taxa de dois euros é "ridiculamente baixa" e "um escândalo".
Regenerar o sector, Ganhar o Futuro: uma visão estratégica para a década
José Manuel Castro sucede a Sónia Pinto na direção executiva do Modatex, que tem sede no Porto, delegações em Lisboa e Covilhã, polos em Barcelos e Vila das Aves; e extensões em Lousada, Marco de Canaveses e Pinhel.
Depois de bater o recorde de vendas ao exterior em 2017, o sector têxtil e do vestuário prossegue em terreno positivo, embora espanhóis e britânicos estejam a baixar o ritmo das compras em Portugal.
Principal destino das exportações têxteis nacionais, Espanha comprou menos 35 milhões de euros a Portugal nos primeiros três meses deste ano. Resultado: em termos globais, as vendas desta indústria sofreram uma queda homóloga de 0,2%, para 1,364 mil milhões de euros.
A qualidade nacional está a substituir muita produção italiana, mas os ventos de Espanha continuaram a não soprar de feição em Fevereiro, estagnando o crescimento das exportações da indústria têxtil e de vestuário.
O grupo têxtil de Barcelos assinou contratos com 120 antigos funcionários da Ricon e promete "fazer tudo" para comprar as instalações e as máquinas à massa insolvente, tendo já feito uma "proposta concreta" de arrendamento temporário.
O grande desafio é transformar a indústria num serviço, pois os clientes em Portugal não procuram capacidade mas disponibilidade
Os têxteis e vestuário quebraram em 2017 o anterior recorde de vendas no estrangeiro, que era de 2001. Apesar da dinâmica, o líder da indústria não quer "complacência face ao que está obrigada a fazer nos próximos anos".
Um total de 627 empresas portuguesas ficou insolvente em Janeiro, o máximo desde o arranque de 2014. O comércio de veículos e a indústria transformadora foram os sectores em maiores dificuldades.
As indústrias tradicionais atravessam um processo de mudança e vão estar em destaque na conferência Plataforma Empresarial, organizada pelo Negócios e Bankinter, amanhã, no Hotel Melia em Braga.
Continuamos a percorrer o país com fóruns de debate para discutir e analisar diversas vertentes económicas, numa perspectiva local e nacional.
O director-geral da ATP lamenta que a Ricon tenha chegado "ao extremo" da insolvência, culpando a infeliz diversificação de negócios. Já em Abril, o CEO da dona da Gant em Portugal admitia ter sido "demasiado ambicioso."
A dez dias da entrega do Orçamento do Estado para 2018, Caldeira Cabral sustenta que a redução dos custos do trabalho tem "resultados desastrosos" e rejeita comprometer-se com as alterações fiscais para as empresas.
Depois de terem afundado 8% em Abril, as vendas desta indústria ao exterior voltaram a terreno positivo. O acumulado dos cinco primeiros meses deixa "antever" que em 2017 pode ser batido o recorde com mais de 15 anos.
A iTechStyle Summit 2017 acontece esta segunda e terça-feira em Matosinhos.