
Victor Hugo Pontes é o novo diretor do Teatro São João
Já é conhecido o nome do novo diretor artístico do Teatro Nacional do Porto: o coreógrafo Victor Hugo Pontes foi o escolhido, em concurso internacional.
Já é conhecido o nome do novo diretor artístico do Teatro Nacional do Porto: o coreógrafo Victor Hugo Pontes foi o escolhido, em concurso internacional.
A programação do Teatro Nacional São João para o pós-verão inclui 31 espetáculos até julho de 2026. Evoca Nélson Rodrigues, Tom Zé, A Garota Não e Manuel António Pina e leva ao Porto Romeo Castellucci e Isabelle Huppert.
Escolhido por unanimidade pelo júri, o encenador e realizador retirou a candidatura que tinha feito, por "inadiáveis e incompatíveis com o exercício das funções" que entretanto surgiram.
A programação do Teatro Nacional São João para os primeiros 7 meses de 2025 foi revelada. Há estreias, reposições e peças que viajam de outras cidades para o Porto.
Francisca Carneiro Fernandes, recém-demitida do CCB, adjudicou ao marido €115.069 em contratos quando era a presidente do Teatro São João. A assinatura dos dois aparece nos contratos. Diz à SÁBADO que não interferiu, que quem decidiu contratar foi a direção artística e que toda a gente no teatro sabia que Nuno Cardoso era o seu marido
A doença de uma "influencer" no Teatro São João (Porto), um musical adaptado da Broadway no Villaret (Lisboa) e concertos em Braga, Espinho, Lisboa e Vila Real estão entre as nossas sugestões.
A companhia Assédio regressa aos textos de Martin Crimp com "Terno e Cruel", em cena no Porto até 3 de março. "A tragédia às vezes surge-nos como uma espécie de teatro do absurdo", nota o encenador.
Um ciclo sobre Shakespeare, uma peça que adapta um romance de Lobo Antunes sobre o 25 de abril e uma encenação de David Foster Wallace por Patrícia Portela estão entre os destaques da programação.
Admite quer é difícil ser artista em Portugal (“não existem apoios”) e nota que o seu trabalho se foi politizando. Antes de "Bantu" estrear no Teatro São João (Porto), o coreógrafo falou com a SÁBADO.
É hora de celebrar o centenário do TNSJ, "mas sem foguetes". Nuno Cardoso, diretor artístico da instituição, não alinha em lógicas "festivaleiras", apontando em entrevista à SÁBADO a continuação e a "memória futura" como pilares desta data redonda: "É assim que deve ser lido o Teatro Nacional enquanto instituição e instrumento de serviço público.”
O encenador Nuno Carinhas leva a famosa peça de Shakespeare ao Teatro São João até 13 de Outubro
Segundo o encenador, esta será "uma responsabilidade muito grande".
Conselho de Ministros aprovou pagamento de indemnizações compensatórias de 13,4 milhões de euros para o Teatro D. Maria II e de 14,7 milhões para o Teatro São João.
O responsável do departamento editorial do teatro São João vai suceder a Francisca Carneiro Fernandes.
O Teatro Nacional São João, no Porto, recebe Nikolaus Habjan e o seu espetáculo O Mal-Entendido de 19 a 22 de Outubro
Diogo Infante e Alexandra Lencastre protagonizam peça de Edward Albee.