Sábado – Pense por si

Ângela Marques

Um livro sobre a dureza da periferia

Giulia Caminito escreveu um livro para nos incomodar. "A Água do Lago Nunca é Doce" apresenta-nos os subúrbios pobres de Roma e uma família que, por mais que mude de morada, não se livra dos ecos dessa pobreza.

Lucília Galha

O padre que salva famílias da máfia

Luigi Ciotti não é um clérigo vulgar: não usa a gola branca, prefere trabalhar na rua do que numa paróquia e já resgatou 50 mulheres da organização criminosa. Pela sua obra, conseguiu o apoio do Vaticano.

Milene Matos Silva

Comer como um rei em Cascais

Na casa e no terraço que foram residência no exílio do Rei Humberto II de Itália, reabriu o restaurante Belvedere, que homenageia a vida do monarca com clássicos da cozinha italiana de que era fã, apurados com um toque português.

O choque da realidade

Para todos aqueles que acham que o drama da imigração através do Mediterrâneo se resolve com uma política de braços abertos e gestos magnânimos de solidariedade, eis que surge a realidade nua e crua de Lampedusa.

Ricardo Santos

Silvio Berlusconi (1936-2023), o Cavaleiro que dividiu Itália

Fez fortuna na construção civil, no futebol e na comunicação. Foi primeiro-ministro de Itália, esteve envolvido em escândalos sexuais e financeiros e ofendeu meio mundo, da política às artes. O Cavaleiro, ou o Caimão (como também era conhecido), morreu a 12 de junho, deixando um rasto de polémicas, misoginia, condenações, processos arquivados, ligações à Máfia e histórias mal contadas.

Conselho de Segurança - Episódio 32

Conselho de Segurança - Episódio 32

O comandante Andrei Medvedev pediu asilo à Noruega depois de desertar do grupo Wagner, de mercenários russos. Este é o tema principal do Conselho de Segurança desta semana.
Caderno de Significados

Homens da mala há muitos (1)

Macau foi um poço sem fundo para todos. Pagou também outros partidos e políticos, que não apenas a candidatura presidencial de Mário Soares. Mas a Junta Autónoma das Estradas e o dinheiro europeu aplicado no betão cavaquista, dominados pelo PSD, também pagaram muitas campanhas.

Caderno de Significados

A guerra e a impunidade

Quanto mais se legisla, menos claros e eficazes são os instrumentos e os objetivos eleitos. Quando demasiada coisa falha, é indispensável ouvir a prolixa palavra presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa. E em algumas destas matérias isso não está a acontecer.

A Newsletter Na Revista no seu e-mail
Conheça em primeira mão os destaques da revista que irá sair em banca. (Enviada semanalmente)