
O faroeste da indústria dos foguetões
Jovens físicos idealistas e irreverentes, liderados por um oficial rebelde da NASA, fundaram as primeiras empresas privadas de satélites e lançamento de foguetões.
Jovens físicos idealistas e irreverentes, liderados por um oficial rebelde da NASA, fundaram as primeiras empresas privadas de satélites e lançamento de foguetões.
O presidente da Agência Espacial Portuguesa explica como os satélites são importantes para gerirmos os incêndios e a seca e defende que Portugal tem de entrar na economia espacial já.
Líderes russo e norte-coreano estiveram reunidos no Cosmódromo de Vostochny. Kim Jong-un quer ajuda a lançar satélites e prometeu apoio total a Moscovo na "guerra sagrada" contra o "imperialismo".
A empresa de lançamento de satélites do multimilionário Richard Branson pediu proteção contra credores e dispensou 85% do pessoal.
Já houve alturas na vida em que achei que uma relação amorosa se sobrepunha a tudo o resto, que entrava e não tinha de pedir licença a nada nem ninguém, que as amizades eram satélites que circulavam sem correrem o risco de explodir e ficar só uma breve memória.
Nikolái Pátrushev considera que "os países da NATO fazem parte do conflito" uma vez que "enviam armas e munições às tropas ucranianas, fornecem informações, inclusive de satélites e drones".
Embaixada da Ucrânia, base aérea onde está o sistema de satélites europeu, empresa de fabrico de lança-mísseis, o gabinete do primeiro-ministro, o Ministério da Defesa e a embaixada dos EUA são os alvos para já conhecidos. Apenas na embaixada ucraniana houve um ferido, que abriu a caixa com explosivos.
Reponsável russo disse nas Nações Unidas que se Moscovo considerar que o Ocidente está a usar satélites civis para ajudar a Ucrânia na guerra, estes podem vir a ser destruídos. A Starlink de Elon Musk têm ajudado Kiev a manter as ligações de internet.
O hacker diz estar a ajudar as tropas ucranianas através da "análise de geolocalização" e "localização de satélites", mas sublinha que nenhuma destas informações foi conseguida de forma ilegal.
Inicialmente identificada como um meteorito, meteorologistas dizem que se tratava na verdade de "lixo espacial" de satélites desenvolvidos pela empresa de Elon Musk.
Em meados de março já se tinham verificado grandes nuvens de poeira na Europa ocidental.
A Starlink, propriedade de Elon Musk, pretende criar uma constelação de satélites para fornecer serviços de Internet de banda larga e cobertura global a baixo custo.
A Anatel frisou que autorizou a operação no país sul-americano do sistema Starlink criado por Musk, que consiste em uma constelação de 4.408 satélites de baixa órbita que permitem oferecer internet a locais remotos.
Enviado especial norte-americano para o Clima, John Kerry, revelou que o presidente russo propôs que Rússia e EUA colaborem na recolha de informações por satélite para investigar os níveis de gases com efeito de estufa em todo o mundo.
De acordo com Musk, a rede Starlink -- que pressupõe um novo sistema de internet de alta velocidade, constante e acessível em qualquer lugar através da rede de satélites desenvolvidos pela SpaceX -- superou recentemente os 70.000 utilizadores.
Investigadores alertam para as consequências da corrida ao espaço e concluem que já não existe um único lugar na Terra onde seja possível observar o espaço sem a interferência da luz refletida pelos satélites e pelo lixo espacial.