
Associação alerta que "tudo ficará na mesma" se só for substituído o SIRESP
De acordo com a APROSOC, o que tem falhado são "os sucessivos governos".
De acordo com a APROSOC, o que tem falhado são "os sucessivos governos".
O Governo sublinha que o SIRESP "mostrou limitações estruturais e operacionais em cenários de elevada exigência operacional", sendo necessário um novo sistema "mais robusto, fiável, resiliente e interoperável".
José Luís Carneiro deixou uma palavra de agradecimento às forças e serviços de segurança, "porque foram capazes de mostrar que a cooperação é um valor fundamental para garantir níveis elevados de segurança".
Estrutura da Proteção Civil para a JMJ pode chegar aos 25 mil bombeiros. Dispositivo será garantido independente dos meios afetos ao combate aos incêndios rurais.
Em causa estão alegados crimes de tráfico de influências, recebimento ou oferta indevidos de vantagem, corrupção passiva, corrupção ativa, entre outros.
Gabinete do ministro da Administração Interna diz que concurso terá valor base de 4,2 milhões de euros e destina-se à aquisição, instalação, configuração e colocação de 612 equipamentos router de agregação de serviços para a rede SIRESP.
A rede de comunicações utilizada pelas corporações de bombeiros e todos os operacionais envolvidos no combate a incêndios falhou durante os últimos fogos no distrito de Leiria.
"Estou convencida de que era impossível ter combatido este fogo, independentemente do número de meios", afirmou a ex-ministra no Tribunal Judicial de Leiria.
O brigadeiro-general do Exército Paulo Viegas Nunes, especialista em comunicações, é o novo presidente da SIRESP SA, tendo sido eleito na sexta-feira em assembleia-geral após o anterior conselho de administração ter terminado o mandato em dezembro de 2021.
Rui Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar, não compreende por que razão o País é incapaz de ter um sistema de redundância. Meios de socorro pré-hospitalar foram afetados pelo ataque informático à Vodafone.
As falhas na rede da Vodafone atingiram o INEM e as corporações de bombeiros, mas não a PSP. SIRESP está a assegurar todas as chamadas feitas para o 112 e ainda não foram detetadas erros.
Foram dezenas as corporações de bombeiros em todo o país a emitir avisos para constrangimentos nas comunicações. Ciberataque terá afetado as redes dos CODU, e as associações recorrem à rede SIRESP para estabelecer contacto entre operacionais.
Chamadas para a linha 112 "sempre estiveram asseguradas a 100%", avança o INEM. Instituto ativou o plano de contigência, "privilegiando o acionamento através da rede SIRESP".
Parecer jurídico da Secretaria-Geral da Administração Interna mostrou-se contra novos pagamentos ao SIRESP, mas o Governo financiou a empresa com mais 155 mil euros.
MAI considera este "mais um passo que permite dar continuidade ao funcionamento da rede SIRESP após o próximo dia 30 de junho".
Os 11 milhões de euros para a indemnização compensatória serão assumidos pelo orçamento da Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna.