Sábado – Pense por si

Rita Rato Nunes

Os alunos de que as empresas precisam

Quais são as empresas mais atrativas em Portugal para jovens licenciados? E as profissões mais bem pagas ou com benesses extrassalariais? E o que é fundamental para ser recrutado? Fomos falar com dezenas de empresas, com especialistas e jovens contratados para perceber o que faz a diferença para quem oferece e quem procura o primeiro emprego.

Marco Alves

Das feiras ao mar: as empresas dos novos deputados

O Chega vai trazer novas e inusitadas profissões ao parlamento. Mas noutras bancadas há quem esteja ligado a jornais, barcos, pecuária e até escolas de condução. E a (muitas) consultoras e imobiliárias.

No país emerso

Propor a paridade

No último século, aceitou-se mais rapidamente que as mulheres estudem e trabalhem fora de casa, do que os homens assumam as responsabilidades parentais e o trabalho doméstico de forma paritária. Em resultado, gerações de mulheres ficaram sobrecarregadas com profissões exigentes e com uma carga de trabalho doméstico – físico e mental – quase exclusivamente aos seus ombros

Talvez crónica

Artista de si próprio

Há artistas que sofrem de uma patologia grave que faz com que só saibam falar sobre outros artistas. As conversas são encriptadas; outras profissões que estejam sentadas à mesa não conseguem – nem querem – decifrar. São combustível de ódio para quem as tem, e de profundo aborrecimento para quem as ouve.

Cuidados intensivos

Eu vi o futuro, irmão

Pergunto ao bicharoco se há futuro para mim. Ele responde: profissões que exigem empatia e competências sociais serão menos sujeitas às predações da automação e da inteligência artificial. Como ser terapeuta, por exemplo. É uma bela ideia! Depois de anos no divã, estou pronto para passar para o outro lado.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h