
Morreu economista Teodora Cardoso
Primeira presidente do Conselho de Finanças Públicas tinha aos 81 anos.
Primeira presidente do Conselho de Finanças Públicas tinha aos 81 anos.
Teodora Cardoso alerta para a falta de capacidade do Estado em garantir verbas para as pensões.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, avisou hoje que o financiamento da Segurança Social apresenta "riscos sérios" e o Estado não pode criar a ilusão de que pode resolver o problema sozinho.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas critica os partidos por se limitarem a olhar para a descida de uma rubrica como restrição, reivindicando mais informação para poder avaliar a eficiência nos gastos do Estado.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP) considera que o Programa de Estabilidade está a seguir a "orientação correcta", destacando o esforço para haver saldos positivos.
Presidente do Conselho de Finanças Públicas fala de "ciclo vicioso que se tem de quebrar".
A presidente do Conselho de Finanças Públicas defendeu que é estritamente necessário "gerir muito cuidadosamente a economia e o orçamento"
O primeiro-ministro recusou esta sexta-feira que haja um problema com o Conselho de Finanças Públicas e invocou os argumentos já utilizados por Marcelo Rebelo de Sousa para justificar a recusa dos dois nomes para a administração.
"As taxas de juro nos mercados internacionais até estão em níveis negativos, mas vão subir e já estão a subir", explicou a presidente do Conselho de Finanças Públicas
Presidente do Conselho de Finanças Públicas recordou, porém, que Portugal é um "país extremamente vulnerável" devido ao endividamento muito alto e a um crescimento muito limitado e que, como tal, as previsões devem ser prudentes
A presidente do Conselho de Finanças Publicas mantém que o Governo é optimista no cenário macroeconómico, mas vê melhorias no programa face à estratégia inscrita no Orçamento do Estado.
O Conselho das Finanças Públicas actualizou as suas previsões e as divergências com Pacto de Estabilidade são significativas. O próximo governo tem uma tarefa difícil: a economia pode estar a regressar ao passado.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP) relançou nesta semana uma proposta revolucionária que, tendo sido já muito debatida nos meios académicos, nunca foi posta em prática por nenhum Governo. Que tal substituir todos os impostos que recaem sobre o rendimento por um único, a incidir sobre os levantamentos que se fazem a partir de contas de poupança?
A presidente do Conselho de Finanças Públicas eplica que a ideia passa por colocar os cidadãos a receber os salários e pensões numa conta poupança, sendo posteriormente taxados pelos levantamentos e movimentos bancários.
A presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP), Teodora Cardoso, alertou esta segunda-feira que os salários em Portugal "não vão nunca subir muito" porque o país compete com outros onde os salários são mais baixos.
Acompanhe em directo a Grande conferência "Portugal Pós-Troika", que decorre esta manhã, com a presença de Pedro Passos Coelho, Primeiro-Ministro de Portugal; Brian Hayes, Junior Minister, Ministério das Finanças da Irlanda; Poul Thomsen, Vice-Presidente do Departamento Europeu do FMI e Teodora Cardoso, Presidente do Conselho de Finanças Públicas.