
Ferrovias vão ter investimento de 384 milhões em 2021
Proposta de Orçamento do Estado para 2021 inclui também a conclusão do plano Ferrovia 2020.
Proposta de Orçamento do Estado para 2021 inclui também a conclusão do plano Ferrovia 2020.
Na sequência dos contributos públicos recebidos para a Visão Estratégica, o consultor retirou das prioridades iniciais a aposta na bitola europeia para uma ligação ferroviária à Europa.
Em 2015, António Costa escolheu-o para secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares onde teve a missão de fazer a 'ponte' das negociações entre o Governo e os parceiros políticos da 'geringonça'. Em fevereiro de 2019, assumiu o Ministério das Infraestruturas.
O PS juntou-se ao CDS e ao PSD para criticar o momento de apresentação da proposta de Plano Ferroviário Nacional, a cinco meses das legislativas, apontando ainda ao documento "projetos que se atropelam".
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou que as obras na linha do Tua terão início esta sexta-feira e garantiu que dentro de dias serão adjudicados os trabalhos entre Évora e Elvas.
Da esquerda à direita do PS, choveram críticas ao Plano Nacional de Investimentos para a próxima década. PSD e CDS acusaram o Governo de eleitoralismo. Já Bloco de Esquerda, PCP e Verdes exigiram mais ambição.
O ministro do Planeamento e das Infraestruturas anunciou que o Governo vai aprovar a aquisição de 22 unidades de material circulante para a empresa.
Investimento da CP deve rondar os 170 milhões de euros.
Intervenções no Oeste, em Cascais e a eletrificação da Linha do Algarve também estão em vista.
Esta terça-feira, vários dirigentes nacionais do CDS viajam em diferentes linhas ferroviárias para chamar a atenção para o desinvestimento no sector.
O objectivo seria "chamar a atenção para os problemas da linha" mas uma supressão dos comboios obrigou a que regressassem a Lisboa de carro.
Líder parlamentar do PCP sugere que a nova ligação tenha três cais de cargas e descargas no distrito Évora.
A Infraestruturas de Portugal lançou a concurso a construção da ligação entre Freixo e Alandroal, com 20,5 quilómetros, com um valor base de 105 milhões de euros.
Pedro Marques, ministro do Planeamento e Infraestruturas, considerou o lançamento do concurso um dia histórico.
Ligação ferroviária está em ?banho-maria? desde a cimeira luso-espanhola de 2003.