A mudança da hora
Até àquele momento eu achara que a vida das crianças existia de uma só maneira
Até àquele momento eu achara que a vida das crianças existia de uma só maneira
Parlamento Europeu aprovou o fim da mudança da hora com 410 votos a favor.
O atual regime de mudança da hora é regulado por uma diretiva (lei comunitária) de 2000, que prevê que todos os anos os relógios sejam, respetivamente, adiantados e atrasados uma hora no último domingo de março e no último domingo de outubro.
Estudo conclui que os argumentos a favor da mudança da hora são sobretudo aspetos financeiros e económicos, insuficientes para contrapor aqueles que parecem ser os problemas que a saúde pode enfrentar com esta atitude".
Estudo coordenado pelo presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono afirma que a mudança de hora duas vezes por ano pode afetar o sono e o regular funcionamento dos sistemas do corpo humano.
Estudo conclui que mudança da hora pode afetar o sono e o regular funcionamento dos sistemas do corpo humano.
O Governo de António Costa disse à União Europeia que quer manter a mudança de hora, tendo expressado "discordância" relativamente à proposta da Comissão Europeia, avança o Público.
Comissão Europeia avançou com proposta que põe fim às mudanças de hora sazonais. Esta medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
A Comissão Europeia avançou com a proposta que põe fim às mudanças de hora sazonais. 2019 deverá ser o último ano em que os relógios atrasam e adiantam em Março e em Outubro. Antes de ser oficial, esta medida terá ainda de ser aprovada pelo Parlamento Europeu e pelo Conselho Europeu.
Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, responsabilizou cada Estado-membro por escolher o horário de Inverno ou de Verão.
"Os europeus não vão aplaudir-nos se continuarmos a mudar a hora duas vezes por ano", afirma o presidente da Comissão Europeia.
Bruxelas vai propor que os relógios não mudem no Verão e no Inverno. Especialistas em medicina do sono alertaram já para os riscos desta mudança.
Jean-Claude Juncker afirmou que a Comissão Europeia vai propor formalmente o fim da mudança de hora na União Europeia.
Os relógios vão adiantar, no domingo, uma hora quando for 01:00 no continente e na Madeira e 00:00 nos Açores, dando início ao horário de Verão.
Relógios atrasam uma hora na madrugada deste domingo. Mudança repentina traz alterações de sono e perdas cognitivas.
O objectivo da mudança da hora é maximizar a nossa capacidade de trabalhar (para outros), ajustando a hora à luz solar, para impedir que haja muitas horas de trabalho à noite, e para que se aproveite melhor a manhã