
A SÁBADO é todos os dias: 101 faltas durante um ano justificam despedimento?
A sua newsletter de quinta-feira
A sua newsletter de quinta-feira
A Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) entendeu que não e venceu por maioria – com os votos contra das associações patronais. Entre os muitos pareceres que geraram desacordo há o caso de uma enfermeira acusada de falsificar atestados médicos, e a manipulação de uma fatura da EDP para forjar um comprovativo de morada.
A pensar em Israel, o Bloco, especialista na história que lhes convém, quer impedir vendas e compras a colonatos em territórios ocupados. Ideia repetente de 2023. Pode ser que seja a última.
"Se dependesse apenas da direção do Bloco, a narrativa sobre os despedimentos continuaria a ser a de que eles nunca aconteceram", conta esta mulher, que revela que o contrato fictício a prejudicou financeiramente. Revela que o seu silêncio "não pode continuar a ser cúmplice da propagação de mentiras".
O Bloco adotou posições demasiado hirtas quanto a despedimentos e acompanhou-as de um discurso moralista e severo, antagonizando a malha de micro e pequenas empresas do País. Em consequência, a sua conduta agora revelada é vista como sendo hipócrita e não há muito por onde escapar.
Coordenadora do Bloco de Esquerda insistiu que partido cometeu erros, mas que "os militantes conhecem melhor que ninguém todo o património que o Bloco tem em todas as lutas pela justiça".
Líder do partido enviou há minutos longa mensagem aos militantes a reconhecer despedimento de mães lactantes, uma delas em licença de maternidade ("Não devíamos ter contactado uma das trabalhadoras durante a sua licença"), bem como contratos a prazo para não pagamento de indemnização. Deputada repete que notícia da SÁBADO é "falsa".
Partido despediu cinco trabalhadoras que ainda amamentavam, apesar de defender legislação laboral para grávidas, puérperas e lactantes. Entretanto, várias visadas vieram a público confirmar despedimentos.
A SÁBADO noticiou que o BE despediu cinco trabalhadoras que ainda amamentavam. Partido apresentou queixa à ERC, mas uma das trabalhadoras dispensadas veio a público contar a sua história.
Jornalista da SÁBADO Marco Alves detalha que a situação surge no contexto de erosão eleitoral em 2022, quando o BE perdeu metade dos seus eleitores e da subvenção, levando a despedimentos. "Não receberam nenhuma mensagem de apoio ou despedida da líder do partido na altura, a Catarina Martins", concluiu.
Jornalista da SÁBADO Marco Alves detalha que a situação surge no contexto de erosão eleitoral em 2022, quando o BE perdeu metade dos seus eleitores e da subvenção, levando a despedimentos. "Não receberam nenhuma mensagem de apoio ou despedida da líder do partido na altura, a Catarina Martins", concluiu.
A newsletter de terça-feira.
Uma delas tinha bebé de dois meses. Duas estavam nos quadros e, para contornar a lei, o partido deu-lhes contratos a prazo sem funções, para que o "salário" servisse de indemnização. Partido é um dos maiores defensores de legislação laboral para grávidas, puérperas e lactantes.
É recomendado para "pacientes com covid-19 não grave que correm o maior risco de hospitalização", disse um painel de especialistas internacionais da OMS ao British Medical Journal na quarta-feira (BMJ).
Relatório da Unicef aponta que pelo menos 310 mil crianças foram infetadas com o VIH em 2020 e que 120 mil morreram de causas relacionadas com a sida - ou seja, uma em cada cinco minutos.
O alargamento do acesso aos regimes de trabalho flexíveis para que os pais cuidem dos filhos é um objetivo do executivo com pelo menos dois anos.