Sábado – Pense por si

Lusa

Vacina portuguesa contra a covid-19 vê candidatura ao PRR chumbada

Com ensaios não clínicos com resultados promissores terminados desde meados de 2021, a biotecnológica esteve durante algum tempo à espera de um mecanismo financeiro por parte do Governo português para poder avançar para ensaios clínicos e chegar ao mercado, tendo sido conduzido para o PRR.

Diogo Camilo

Immunethep: "Com a compra antecipada, se calhar já tínhamos a vacina aprovada"

Bruno Santos é o CEO da Immunethep, a empresa que está a desenvolver a vacina portuguesa contra a covid-19. Parado há oito meses à espera de financiamento para avançar para as fases de ensaios clínicos, o projeto quer impedir que Portugal e o mundo não estejam dependentes do aparecimento de novas variantes da covid-19.

Lucília Galha

Portugueses na linha da frente contra a Covid

Três medicamentos promissores, uma vacina (com administração intranasal) e a descoberta inesperada de uma nova variante. Estes projetos têm selo nacional e não são os únicos.

Vacina Intra-nasal
Diogo Camilo

Covid-19. E se a dose de reforço da vacina fosse um spray pelo nariz?

Vacinas intra-nasais originam mais e diferentes tipos de defesas contra o novo coronavírus e, além de prevenirem formas graves da doença, conferem maior imunidade contra novas infeções. Existem sete candidatas em ensaios clínicos e estudo define que “estratégia de vacinação ideal” passa por uma dose de reforço com este tipo de vacina.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana