Tão insustentável que o mundo precisa de saber
O Deepseek, alternativa chinesa ao ChatGPT, usa código aberto e tem-se afirmado pela capacidade de se igualar à OpenAI. Ao que dizem, tem um custo inferior e consome menos recursos.
O Deepseek, alternativa chinesa ao ChatGPT, usa código aberto e tem-se afirmado pela capacidade de se igualar à OpenAI. Ao que dizem, tem um custo inferior e consome menos recursos.
É arquiteto de formação, mas o que o move é o combate à desertificação da Beira Baixa. Além de ter criado uma forte comunidade de nómadas digitais e vários pólos tecnológicos, ergueu um festival de música e artes visuais. Agora, abre as portas do palácio Picadeiro aos artistas que ali querem fazer acontecer.
As pessoas não querem, necessariamente, falar com máquinas mas querem minimizar a dor que estão a sentir. Procurem as soluções digitais e artificiais que quiserem mas o problema reside no acesso a cuidados de saúde.
A ideia de que os seus algoritmos são capazes de aprender, prever e indicar decisões com base em volumes de dados incomparáveis às nossas mentes é sem dúvida apetecível, especialmente em áreas como saúde, educação e sustentabilidade.
A verdadeira insustentabilidade está neste capitalismo de dados que transforma formas de vida sem que ninguém disso se aperceba e faz de nós uma espécie de amiba que vai na onda sem reparar que está no mar.
A implementação irresponsável da IA tem o potencial de desestabilizar vastas áreas da economia global, provocando o que muitos temem: redução de postos de trabalho, perda de poder de compra da classe média e uma economia frágil baseada numa espiral interminável de dívida.
A ciência está a estudar tratamentos inovadores, mas os velhos bons hábitos (exercício e boa alimentação) ainda são o melhor - a forma de segui-los é que está sempre a ser refrescada. Noutro plano: a família do primeiro-ministro fez bons negócios imobiliários.
Dizem os especialistas que o equilíbrio entre vida profissional e pessoal, e uma forte política de bem-estar social, garantem a felicidade. Mas também a confiança, bondade (ou empatia, talvez) e ligações sociais. E eu acredito. Faz sentido.
De acordo com o cientista, o maior risco em relação à IA é "a falta de compreensão" que existe em torno dela, pelo que uma prioridade é educar o público em geral sobre os seus benefícios.
Ao que o CM apurou, foi uma decisão pessoal e para melhor se defender sem prejudicar o partido.
Análise a textos publicados na imprensa nacional concluiu que maioria é de direita. Mas também colocou Miguel Sousa Tavares no centro-esquerda: "Não me surpreende nada", diz o comentador.
A empresa revelou na segunda-feira que está "a trabalhar para interromper" Sky, o nome de uma das cinco vozes que os utilizadores do ChatGPT podem escolher.
Descubra ainda quais os melhores trilhos do país.
Uma versão mais avançada vai ser lançada pela OpenAI e promete tornar-se cada vez mais acessível. A nova versão consegue analizar imagens e áudios de forma mais eficaz do que as anteriores.
A OpenAI lançou o GPT-4o, que além de gerar emoções, será capaz de compreender áudios e vídeos.
“Amiga”, desesperava ela pelo telemóvel. “Tenho aqui uma palavra debaixo da língua de que não me consigo lembrar.”