
Zelensky chama "nojento" a antigo chanceler alemão
Gerhard Schroeder é amigo do presidente russo Vladimir Putin e disse que a Rússia quer uma "solução negociada" para a guerra.
Gerhard Schroeder é amigo do presidente russo Vladimir Putin e disse que a Rússia quer uma "solução negociada" para a guerra.
Numa inesperada reviravolta de última hora, o político a quem a imprensa chamou “autómato” passou para a frente na corrida. Olaf quem?
A chanceler manteve uma campanha eleitoral intensa, não evitando comícios em locais do leste da Alemanha, onde foi recebida com protestos, assobios e insultos
É para muitos uma figura tranquilizadora, por vezes apelidada de "mutti" (mamã) ou, no caso dos mais jovens, "oma" (avó).
É com este pano de fundo que se devem analisar, por ex., as posições alemãs face à 2ª Guerra com o Iraque; o reconhecimento unilateral da Eslovénia e da Croácia e a recusa em participarem no recente ataque à Líbia
Putin entre os chefes de Estado presentes.
Referendo separatista rejeitado pelo governo ucraniano decorreu de forma caótica e tensa, mas com grande afluência às urnas improvisadas.
A Alemanha está em campanha para as eleições legislativas e a Grécia e os seus problemas financeiros têm sido um dos temas em destaque. Angela Merkel acusa o social-democrata Gerhard Schroeder de ter permitido que Atenas entrasse prematuramente no euro. E diz mesmo que as decisões que levaram a um enfraquecimento do Pacto de Estabilidade, também promovidas pelo seu antecessor, foram "um dos pontos de partida para os actuais problemas".
A prolongada crise económica que Portugal atravessa é "uma derrota do modelo político que adoptámos" e resulta do adiamento sucessivo de reformas, considera o antigo presidente da Associação Portuguesa de Bancos João Salgueiro.
O ex-ministro das Finanças alemão Oskar Lafontaine acusou hoje a chanceler alemã, Angela Merkel, de destruir a Europa e a banca de fazer guerra ao povo, na actual crise da dívida europeia.
O ministro das Finanças francês afirmou hoje que o governo irá reformular, nos próximos 10 dias, o orçamento deste ano tendo em conta a revisão em baixa do crescimento da economia.