Sábado – Pense por si

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

4
Vanda Marques

Aventuras e polémicas das viagens papais

A primeira vez que um chefe da Igreja Católica viajou oficialmente foi nos anos 60 – e Salazar não o queria em Fátima. Já João Paulo II foi dos mais internacionais, mas foi esfaqueado. Com Bento XVI houve polémica na Turquia e com Francisco no Chile. Contudo, todos fazem questão de percorrer o mundo.

Sónia Bento

Tiago Teotónio Pereira: "Quero ir de Lisboa a Fátima a correr"

Não vive sem desporto e são muitas as modalidades que pratica, da corrida à bicicleta, passando pelo surf. O ator aceitou fazer uma caminhada nos trilhos de Monsanto. Ao longo de duas horas e de cerca de 5 km de percurso, falou-nos das duras provas que já fez, das filhas, da televisão e da relação com Nicolau Breyner, seu padrasto que morreu em 2016.

Carlos Torres

Dois milagres seguidos?!?! Nem em Fátima, quanto mais na Alemanha

Não houve São Diogo Costa, os franceses marcaram todos os penáltis e voltaram a eliminar Portugal, como tinha acontecido nos Europeus de 1984 e 2000 e no Mundial 2006. E agora? Pepe deve deixar a seleção e há que falar do papel de Ronaldo. Fez sentido ter jogado 240 minutos consecutivos?

"Futebol, Fado e Fátima"

Tal expressão, cujo significado original assentava nos três pilares da ditadura de Salazar para o conforto da população e, ao mesmo tempo, a apatia quanto à política do país na altura, mantém a sua atualidade. Os anos passaram e pouco ou nada mudou.

A bifana com Villas-Boas

Depois de várias horas com o candidato à presidência do FC Porto, tememos não chegar a casa de Villas-Boas – o seu carro elétrico tinha autonomia para, apenas, 4 km. A duas horas de distância do Porto, em Fátima, houve outra polémica para esclarecer.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h