
Médio Oriente: Londres vai colaborar com Jordânia para enviar ajuda humanitária para Gaza
Macron, Merz e Starmer, comprometeram-se a trabalhar em conjunto num plano para transformar uma trégua numa paz duradoura e numa solução de dois Estados.
Macron, Merz e Starmer, comprometeram-se a trabalhar em conjunto num plano para transformar uma trégua numa paz duradoura e numa solução de dois Estados.
Starmer tem agendada para hoje uma conversa telefónica com Macron e com o chanceler alemão, Friedrich Merz, para abordar a grave crise humanitária na Faixa de Gaza e tentar desbloquear uma ajuda humanitária que está a ser gerida por Israel sob fortes críticas de organizações internacionais.
Membros da NATO vão discutir, numa reunião online, o lançamento de uma "campanha de 50 dias", cumprindo o prazo porposto por Trump, para que sejam enviadas mais armas para a Ucrânia e que o presidente russo seja forçado a sentar-se à mesa de negociações.
A Comissão Europeia propôs hoje um orçamento da União Europeia (UE) a longo prazo, até 2034, de dois biliões de euros, acima dos 1,2 biliões do atual quadro.
Zelensky afirmou ter discutido com Trump "os meios e as soluções necessárias para proteger melhor a população contra os ataques russos e fortalecer posições" no país.
A degradação louvaminha da linguagem desqualifica o político, tanto quanto a grosseria altaneira, mas esta fatalidade escapa por completo ao secretário-geral da NATO.
Na segunda-feira, o chanceler alemão disse que os principais aliados ocidentais da Ucrânia, incluindo Berlim, já não estavam a impor restrições à gama de armas fornecidas a Kiev.
"A Ucrânia pode agora defender-se, por exemplo, atacando posições militares na Rússia", disse Merz, embora tenha evitado esclarecer se o seu Governo entregará mísseis de longo alcance Taurus à Ucrânia, como tinha prometido antes de se tornar chanceler.
Encontro irá ocorrer durante uma audiência privada.
Além de concordarem com a troca de mil prisioneiros de cada lado "como medida de construção de confiança", também "chegaram a um acordo para partilhar por escrito as condições em que um cessar-fogo poderia ser acordado", relatou o ministro turco.
Para o ministro dos Negócios Estrangeiros, é "urgente retomar o cessar fogo, a entrada maciça de ajuda e a libertação dos reféns".
Merz disse que o reforço do exército alemão, há muito subfinanciado, "é o que se espera o país mais populoso e poderoso da Europa"
Um objeto branco está a gerar controvérsia. Enquanto que na internet se defende que se trata de cocaína, a presidência francesa já veio dizer que se trata de um lenço de papel.
Reconhecendo que os países do bloco comunitário têm um problema energético, na sequência do 'corte' no abastecimento de energia russa, Ursula von der Leyen considerou que há outras maneiras de obte-la.
"O melhor cenário era tarifas zero para tudo", referiu o novo chanceler alemão Friedrich Merz, durante uma conferência de imprensa conjunta com o presidente do Conselho Europeu, António Costa, em Bruxelas.
Líder da CDU falhou eleição na votação da manhã, mas acabou eleito esta tarde. Chanceler tinha de reunir 316 votos, de manhã só conseguiu 310. Na segunda votação conquistou 325 votos.