Portugal 2004
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.
Lembro-me como se fosse anteontem. Já começava a apertar o calor no Portugal que preparava o Europeu de futebol, o País parecia calmo, limpo e esperançoso, e na esplanada via-se o mar, e imaginavam-se as Caravelas do começo.
Há os que são pró-Rússia, os que apoiam a luta da Ucrânia e os que evitam a justiça. Todos têm algo em comum: são parte da elite ucraniana que fugiu e que vive, sobretudo, no Sul de França.
"A crueldade e brutalidade nos métodos de combate" são algumas das imagens de marca deste grupo que pode ter ligações ao Grupo Wagner e a Moscovo.
As Forças Armas Ucranianas louvaram o paraquedista luso-ucraniano Vitaliy Kalynyuk, voluntário na Legião estrangeira, pelo seu trabalho de reconhecimento em força.
O presidente russo defendeu que a Rússia não começou uma operação militar e que não perdeu desde que se deu a invasão da Ucrânia.
O presidente ucraniano fez um discurso emotivo no centro de Kiev, num dia em que também se assinalam os 31 anos de independência da Ucrânia.
Um relatório da Amnistia Internacional condenou a utilização por parte das tropas ucranianas de escolas e hospitais "para repelir a invasão russa".
Oleksiy Vadatursky foi descrito por Zelensky como "um herói da Ucrânia" e era um dos homens mais ricos do país, com um património avaliado em 430 milhões de dólares (cerca de 419 milhões de euros).
A guerra entre a Rússia e a Ucrânia começou há quase cinco meses e muitos têm sido as consequências para o mercado mundial nos cereais. Hoje é assinado um acordo entre os dois países para que os grãos acumulados sejam distribuídos.
A empresa está a ser acusada de instigar terrorismo contra os russos.
Serviços secretos britânicos consideram que os esforços russos no Donbas não estão a surtir efeitos. Putin acusa Ucrânia de não cumprir "acordo preliminar" de paz.
Avaliação é dos serviços secretos britânicos, que detalham que o grupo de mercenários reduziu requisitos de recrutamento.
O luso-ucraniano Vitaliy Kalynyuk está no hospital: foi atingido num bombardeamento. Falou com a SÁBADO enquanto espera por ser operado. E quer regressar à frente a seguir.
"Estou feliz por não termos perdido um aliado importante, esta é uma ótima notícia", disse o presidente ucraniano.
O presidente da Rússia é um demagogo barato, um tirano medíocre. O hábito fez o monge. Putin faz a guerra na primeira pessoa, tal como governa a Rússia. No seu país, nunca ninguém se deixou ludibriar.
O homem mais rico da Ucrânia, que promete usar a sua fortuna para reconstruir Mariupol, tem origem humilde e uma ascensão tão meteórica quanto suspeita. Há seis meses estava em guerra aberta com Zelensky - a invasão russa parece tê-los unido temporariamente.