
"Há urgência de integrar os migrantes na sociedade e este Papa parece a pessoa certa no lugar certo"
O teólogo Armindo do Santos Vaz explica o que podemos esperar do Papa. Uma semana após a eleição os fiéis estão empolgados com Leão XIV.
O teólogo Armindo do Santos Vaz explica o que podemos esperar do Papa. Uma semana após a eleição os fiéis estão empolgados com Leão XIV.
Gosta de jogar ténis, em criança brincava aos padres e percorreu o Peru a cavalo. Robert Prevost era o mais improvável da lista de cardeais, mas um dos braços-direitos de Francisco. Cinco portugueses, que conviveram com o cardeal, contam como trabalha o sorridente – e sempre disponível – Leão XIV.
Além de dar a entender que quer seguir a linha de Francisco, a mensagem geral de Robert Prevost é a insistência na paz. Algo de que o mundo está desesperadamente necessitado.
Com a morte do Papa argentino, uma questão passou a ser central: quem será o próximo líder da Igreja Católica? Existe já uma longa lista de candidatos. Será desta que a escolha vai recair sobre um cardeal de África ou da Ásia?
Raffaella Petrini será a nova presidente do Governatorato do Estado da Cidade do Vaticano, o mais alto cargo da administração civil do Vaticano.
Segundo Rute Agulhas algumas das vítimas "querem só desabafar, partilhar, quebrar o segredo que em média dura 40 anos", sublinhando que a maior parte dos casos estão prescritos, porque "já aconteceram há muito tempo".
Durante os contactos com o Grupo VITA, a necessidade mais frequentemente reportada pelas vítimas é o apoio psicológico, em 67,2% dos casos.
Decisão foi tomada na 209.ª Assembleia Plenária da Conferência Episcopal Portuguesa. Pedidos terão que ser apresentados e vai ser criado um fundo para pagar às vítimas.
Os bispos vão ter como principal instrumento de trabalho uma proposta apresentada pelo Grupo VITA. A expectativa é de que "se chegue a um consenso e que o processo [indemnizatório] possa iniciar-se".
Dados foram revelados pela coordenadora do Grupo VITA. Indemnizações começarão a ser analisadas a 8 de abril em Assembleia Plenária da CEP.
Séculos passados, o Diabo porfia ainda, o negócio é o mesmo, e, ao que creem os fiéis, condena os cristãos ao Inferno.
Associação Coração Silenciado reuniu este domingo, 14 com a Conferência Episcopal Portuguesa e criou "um canal direto entre a Igreja e as vítimas".
Quase dois mil casais pediram, em Portugal, na última década, a nulidade do sacramento. De marido e mulher passaram a solteiros de novo, livres para voltar a celebrar um enlace religioso. Fomos conhecer três histórias de pessoas que decidiram passar uma borracha no casamento católico.
"Reconhecemos que este é um caminho sinuoso e temos enfrentado algumas dificuldades, especialmente relacionadas com o facto de ser necessário melhorar processos de comunicação e de articulação com algumas estruturas eclesiásticas", aponta coordenadora.
Assembleia serve para discutir temas da vida da Igreja, para "confrontar" a doutrina, como descreve o Papa. Conservadores confrontaram Papa sobre uniões de casais de pessoas do mesmo sexo e ordenação de mulheres.
O Papa Francisco sugere que as bênçãos poderiam ser estudadas se não confundissem a bênção com o casamento sacramental.